Romantismo, sport navy e visual black são destaque para o denim

Enquanto nas apresentações dos desfiles da temporada de Verão 2015 de Nova York (equivalente à Verão 2016 Brasileiro) a vaidade feminina apareceu em leituras setentistas embaladas por festivais de rock, em Londres, a demanda por um guarda-roupa índigo mais feminino elegeu referências românticas como a própria primavera, como um dos temas mais direcionais do evento, através das coleções de marcas como Burberry e Daks.


A trajetória casual e esportiva do denim no entanto, mostrou-se um consenso em ambas as semanas de moda, e trouxe tanto as referências do passado dos uniformes navais dos anos 50, até as influências que sinalizam a evolução do segmento, como o empréstimo de fisionomias do neoprene para o material, inspiração que foi elevada ao status mais conceitual por Joseph.


Por fim, outro grande apontamento das coleções que enfatizaram o denim é o grande desejo de manutenção do visual total black no guarda-roupa de verão. Marques Almeida, obteve uma leitura completamente nova de looks similares aos de outras temporadas, pela simples inclusão da paleta negra como ênfase da coleção.


Em síntese os principais apontamentos deixadas por Londres para o segmento denim, confirmam a paleta black para o material verão, o estilo do neoprene e dos vestidos esportivos levado para o visual índigo, o mix de materiais enfatizando leveza através de materiais com toque plastificado em cores iridescentes, plumas ou outras referências delicadas. O outerwear amplo e romântico, trazendo jaquetas com cinturas alteradas estilo corselet, amarrações, ou mesmo figurando na graciosa versão cropped. Nos aviamentos, as pedras volumosas foram linguagem pertinente tanto na coleção de Ashish quanto Marques Almeida.


No que diz respeito aos fits, diferentemente de Nova York, as coleções que enfatizaram denim em Londres não apostaram tanto na flare, que apareceu mais em outros materiais como tecidos metalizados. Ao invés disso, a temporada trabalhou mais a cintura elevada, tanto nos fits sequinhos quanto nos volumes oversized. As lavagens, salientaram o azul como uma aparência desejo, o black, o branco e o delavé homogêneo, com a ressalva de Ashish que mais uma vez, trouxe o distressed como artifício, aliado aos paetês. Nossa galeria proporciona uma visão completa das coleções que enfatizaram o denim como material principal, com algumas “pausas” para leitura de detalhes através de ampliações. Confira.


VIVIAN DAVID | FOTOS: WWD e STYLE.COM