Santaconstancia apresenta família de tecidos ecofriendly

Com o objetivo de estimular práticas sustentáveis no mercado têxtil e do varejo, a tecelagem Santaconstancia desenvolveu um grupo de tecidos amigáveis ao meio ambiente. Esse lançamento foi parcialmente antecipado na última edição do SPFW, durante o desfile do estilista Ronaldo Fraga em parceria com a Rhodia.


A linha denominada CO2Control tem como principal objetivo promover tecidos que consumam menos energia nas diferentes fases da cadeia produtiva até nos cuidados doméstico, além de ter seu descarte pensando de maneira a não gerar mais poluição e volume nos aterros sanitários. Outra proposta da linha CO2Control é controlar o gás carbônico, que em alta concentração é responsável pelo efeito estufa, como também a emissão de poluentes da indústria têxtil, uma das indústrias mais poluentes do mundo.


A iniciativa pioneira no Brasil foi possível graças a inúmeras pesquisas, testes e parcerias com renomadas empresas como: a austríaca Lenzing, produtora dos fios Modal® e Tencel® e mundialmente conhecida por suas práticas sustentáveis e ciclos fechado de produção; a japonesa Ichimura Sangyo C., produtora de poliéster eco amigável feito a partir da resina Apexa® que em condições adequadas possibilita compostagem da malha em seu descarte final; e a Rodhia, uma empresa do grupo Solvay®.


Essas ações somadas a rigorosos controles de matérias-primas – rastreáveis ou sustentáveis da origem até a produção final do fio têxtil – e a possibilidade de compostagem e/ou ser biodegradável criaram as condições para a Santaconstancia classificar alguns de seus produtos dentro do conceito CO2Control. Assim, recebem a certificação Sta. CO2Control: Jolie®, Pele de Ovo®, Pele de Ovo Mescla®, Pele de Anjo®, Pele de Anjo Mescla®, Malha Tricô®, CO2NA®, Celui®, Rustic® e o lançamento Light-(CO2)® . Com composições, texturas e gramaturas diferenciadas eles atendem aos critérios do CO2 Control.


O tecido Jolie® (composto de fios modal®) e os tecidos Pele de Ovo®, Pele de Ovo Mescla®, Pele de Anjo®, Pele de Anjo Mescla® (compostos de fio micromodal®) têm suas fibras fabricadas dentro dos mais altos padrões ambientais e cumprem todos os requisitos do programa Carbono Neutro, graças a uma integração total em seu processo de fabricação assegurada pela Lenzing. A produção do Jolie® também tem como destaque a busca pelo desperdício zero, já que 95% dos materiais da produção destes fios são recuperados durante o processo, da polpa até o fio. Somado a isso, o Jolie® é 100% biodegradável, ou seja, quando descartado se decompõe rapidamente.


Outro artigo exclusivo da Santaconstancia da família CO2Control é o tecido CO2NA®. Por conta da sua composição de liocel® com o poliéster eco-amigável, em condições adequadas, ele é 100% compostável, ou seja, se torna adubo nos solos, evitando a poluição e contribuindo para o meio ambiente. Pensando no corpo humano, a malha tem em seu processo industrial um amaciante natural e biodegradável com extratos de vitamina E, aloe vera e jojoba, que proporcionam um contato natural e amigável na pele.


Outro destaque são os tecidos Celui® e Rustic®, com fios de linho certificados pela CELC (Confederação Europeia de Linho e Cânhamo) que, este ano (2014), aprovou a Santaconstancia Tecelagem como a primeira empresa mundial autorizada a identificar seus tecidos e suas malhas de linho com a etiqueta “European Flex”. Este selo comprova a origem e a qualidade do linho utilizado no tecido e o respeito à natureza. Além disso, o linho é apontado como 100% biodegradável e com atributos benéficos a saúde humana como ser antiestresse e antialérgico.


O Light-(CO2)® é o lançamento de 2014 da Santaconstancia para a família CO2Control e foi este o tecido desfilado durante a última SPFW, na coleção de Ronaldo Fraga. Este tecido da é pioneiro no Brasil, por ser 100% reciclável e biodegradável se decompondo rapidamente após ser descartado em aterros sanitários. Além disso, as propriedades do Light-(CO2)® permitem fácil manuseio e são eco, pois dispensam amaciantes na lavagem; secam rapidamente, sem precisar do ciclo de centrifugação; e não precisam ser passadas, atitudes que representam uma economia de água e energia.


A fim de estimular o consumo consciente e a identificação dos tecidos CO2Control® para o consumidor final, a Santaconstancia desenvolveu uma etiqueta especial em papel reciclável que comprova a origem e autenticidade do tecido que o cliente final está levando. Ela é impressa na cor verde e tem a marca de sustentabilidade da família CO2Control.

REDAÇÃO | FOTO: DIVULGAÇÃO