SCMC sedia evento que pensa soluções de inovação para indústria da moda

De terça (21) para quarta-feira (22), os 30 alunos selecionados para participarem de um dos mais concorridos eventos de inovação, moda e design do país viveram a sua primeira noite no alojamento. Eles permanecem no Espaço Maker do Sesi, em Blumenau (SC), até o próximo sábado (25), trabalhando pela solução de desafios das empresas associadas ao Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).

O SCMC Inova Lab é uma iniciativa da plataforma com o apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Tudo acontece no Espaço Maker do Sesi onde todos os equipamentos e locais disponíveis estão sendo utilizados: máquinas, impressoras 3D, computadores. Os desafios vão desde ações nos pontos de vendas até o branding de marcas, passando por adequações e novas linhas de produtos. Os estudantes passaram por uma peneira que iniciou com 90 candidatos e agora se esmeram nas entregas que serão apresentadas às empresas.

Entre os alunos, está Daniel Borges. Ele diz que, quando se inscreveu para o início do processo seletivo, em maio, nunca imaginou o que, de fato, seria estar no SCMC Inova Lab. “Entrei pensando em crescer profissionalmente. Acabei percebendo que vai além disso: muda completamente a nossa vida. Além de ampliar os nossos horizontes, acabei conhecendo pessoas incríveis e despertando um potencial que muitas vezes não sabia que existia”, disse, emocionado, aos empresários.

A programação segue com palestras gratuitas na quarta-feira (22), com a plataforma BOX 1824 sobre o futuro e as pessoas, e na sexta-feira (24), com a apresentação de um estudo inédito da Editora Abril sobre a geração X. Ainda há vagas para o último dia. Quem quiser participar, deve enviar um e-mail para scmc@scmc.com.br.

Hoje (23), acontece o SCMC Start It Up, que promoverá o intercâmbio entre startups e as indústrias integrantes do movimento.

Início aos trabalhos

Na abertura oficial, que aconteceu na noite de terça-feira (21), Amélia Malheiros, presidente do SCMC, destacou a velocidade das mudanças pelas quais o mundo está passando para falar sobre a inovação como eixo central do novo cenário de negócios. “As empresas que integram a plataforma têm isso como base e estão fortalecendo a sua relação com a inovação através do SCMC”, comenta.

Ronaldo Baumgarten Jr, que representou a Fiesc, se dirigiu aos alunos para lembra-los da importância deste momento. “Cada batalha é fundamental. E esta que vocês viverão nestes cinco dias certamente vai marcar a vida de vocês pra sempre”, disse. Tiago Bottós, representante da Prefeitura Municipal de Blumenau, destacou a relevância do fortalecimento do ecossistema de inovação e valorizou a iniciativa precursora do SCMC.

Depois das falas, alunos e empresários ouviram juntos a palestra de Daniel de Oliveira, ultramaratonista que completou o Deca Iroman em outubro deste ano, no México. Na sua apresentação, ele destacou a importância da persistência, a forma como lida com os obstáculos e como foi a epopeia que o levou a ser um dos 20 homens mais resistentes do mundo. “Se você pode imaginar, você pode fazer. É essa a mensagem que eu deixo aos alunos, aos empresários e a todas as pessoas”, finalizou.

FONTE: Redação | Foto: Daniel Zimmermann