Semana da Moda de Estocolomo é cancelada

As rupturas nos modelos habituais do ciclo da moda não param de nos surpreender: com o pé na passarela e algumas semanas de antecedência o Conselho de Moda da Suécia divulgou um noticia inesperada: a Semana da Moda de Estocolmo está oficialmente cancelada. A próxima edição, correspondente a temporada de primavera-verão 2020 (2021 brasileiro) estava agendada para acontecer entre 27 e 29 de agosto.

A justificativa, é justamente o distanciamento dos moldes convencionais e a coragem em avançar passos disruptivos rumo a uma nova e mais relevante plataforma para a moda atual. “O afastamento do modelo convencional de Semana da Moda foi uma decisão difícil, mas muito considerada”, declarou Jennie Rosén, CEO do Conselho de Moda da Suécia. “Precisamos deixar para trás o passado e estimular o desenvolvimento de uma plataforma que seja relevante para a indústria da moda atual”, acrescentou.

Desde o seu surgimento em 2015, a Semana da Moda de Estocolmo sempre foi um evento bianual seguindo a “escola” dos demais centros de moda oficiais e seus respectivos calendários. O fato de ser uma semana de moda mais recente, em parte explica o desprendimento maior em “mudar”.

A direção do evento, indicou que um replanejamento da sua estratégia permitirá ao Conselho de Moda da Suécia “adaptar-se às novas demandas, atingir objetivos de sustentabilidade e ser capaz de estabelecer novos padrões para a moda”. A última edição foi dedicada à temporada outono-inverno 2019/20, e aconteceu em fevereiro passado

Fonte: Redação | Foto: Divulgação