Senac Modainfo discute sustentabilidade, diversidade de corpos e comportamento

O Senac Moda Informação (Modainfo) aconteceu no último dia 22 de agosto no Senac Moda Faustolo, em São Paulo. O evento trouxe uma programação repleta de assuntos pertinentes ao atual cenário da moda com assuntos como a pluralidade de corpos, com Flavia Durante, imagem de moda com Vivian Whiteman, a Nova Beleza, com Melissa Volk, entre outros.

A analista cultural Carol Althaller participou do Talk: Macrotendências de Comportamento –recortes estéticos para o desenvolvimento de produtos e serviços, abordando o tão esperado ano de 2020 (que já está batendo na porta) e, que promete mudanças, como se as antigas instituições deixassem de existir para dar lugar às empresas que começam a pensar diferente, incluindo aí as grandes varejistas de moda que cada vez mais apoiam certas bandeiras e promovem o diálogo, fortalecendo as discussões de forma mais aberta.

Dentro desse contexto, pensar a sustentabilidade não é mais novidade, é preciso pensar no processo como um todo. “Todos nós já tivemos sonhos diversos sobre o futuro, mas já estamos no futuro, e à medida que ele chega precisamos redesenhá-lo para as novas gerações”, afirmou Carol.

Carol aponta três caminhos possíveis de tendências globais. Outra Vozes fala dos grupos ativistas que trazem discussões importantes, valorizando o coletivo e suas necessidades. “A Geração Z usará cada vez mais a sua voz coletiva para exigir mudanças políticas e sociais na mídia, rua e urnas”, comenta Carol. Assim, as empresas precisam seguir práticas responsáveis com códigos de ética. A Geração Z estabelece outra conexão com o mundo e, por isso, essa mudança é certa, não tem como voltar atrás.

Já o tema Conectado às Raízes traz um lado mais romântico, onde entram a inteligência emocional para desenhar um futuro menos áspero e agressivo, com uma tecnologia mais humana e como elemento de conexão. Repensando ainda o tempo gasto online e uma procura maior pela natureza, viagens a lugares distantes. “O equilíbrio é um dos segredos para uma vida melhor”, diz Carol. E, por último o Bio Futuro onde são discutidas novas alternativas sustentáveis como os modelos circulares, upcycling, arquitetura ligada à natureza e o pensamento que vai da produção até o descarte.

No Talk: Comunicação Estratégica – como organizar e contar sua história, o roteirista e criador do insta @euestou, Marcel Izidoro abordou a importância da narrativa para o negócio da moda. Segundo ele, as marcas poderosas e famosas no mundo todo, contam uma história, como Chanel, Apple. “As pessoas compram a história dessas marcas e não os produtos”, afirma Marcel.

Segundo Marcel, roupa todo mundo usa, da África ao Brasil, mas qual é a história por trás daquele produto que custa uma fortuna e todo mundo compra ou deseja? É através da história que entendemos tudo a nossa volta. Ela gera identificação e reconhecimento. “Você pode ter o melhor produto, mas se não contar uma história, não vende. A sua história vai ser sempre seu melhor produto”, apontou.

E, para a marca ou empresa criar sua própria história Marcel traz algumas diretrizes: criar uma voz, ter identidade e consistência. É preciso saber falar com diferentes pessoas e principalmente com seu público-alvo, seja através de campanhas, redes sociais, eventos.  É essencial saber o que cada plataforma exige, onde cada mídia tem um formato.

Ainda de acordo com Marcel, criar uma comunidade é mais importante do que criar conteúdo, por exemplo. É importante pensar ainda que atualmente não existe mais “nós e eles”, é apenas, a gente. “Você não está sozinho, não importa o problema que esteja passando em sua empresa, alguém já passou por isso e pode te ajudar”, comentou. O roteirista ressaltou a importância do diálogo, pois atualmente, as pessoas esqueceram de ouvir, de conversar, de trocar informações.

Marcel criou ainda o Instagram @eucuido, uma plataforma sobre saúde mental, que fala sobre suicídio e onde pessoas ajudam pessoas.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução