Setor calçadista, acessórios e moda confere as novidades no Inspiramais

Nos últimos dias 4 e 5 de junho, o Inspiramais reuniu todo o mercado de design e moda do Brasil e de outros países. O evento foi realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, o principal Salão de Design da América Latina, e os visitantes puderam conferir os lançamentos para o Inverno 2020 para os setores calçadista, acessórios e de moda.

Confira as novidades para o segmento jeanswear!

Ecosimple

A empresa trabalha com algodão orgânico com aspecto natural do fio e mix de listrados, além do jeans liso ou com padronagens como o xadrez. Destaque para os denins com fios reciclados, em algodão e poliéster e para os artigos que ganham efeitos tie dye no laranja, azul, uva, e rosa, em variadas gramaturas e composições como o artigo em viscose e seda ou o kanvas (lona), com foco tanto para o mercado de moda, quanto de acessórios.

Branyl Têxtil

A Branyl Têxtil, empresa de Capivari (SP), vem aprimorando suas tecnologias e maquinários de acordo com o novo momento tecnológico e dentro desse contexto está lançando artigos com aspecto denim, em tear plano (100% poliéster), com toque, maciez e conforto do jeans. Os tecidos podem vir no bruto, mescla ou black e são usados para o segmento de moda ou calçados quando surgem dublados em sarja, TNT ou qualquer outro material que o cliente escolher.

Sultêxtil

A Sultêxtil que está há 32 anos no mercado e mantém fábrica no Rio Grande do Sul aposta na malha circular com visual denim que garante conforto e flexibilidade às peças, principalmente para os tops que podem ser usados em looks totais no denim, com jaquetas e calças, por exemplo.

Os tecidos em algodão e poliéster são perfeitos para peças mais leves tanto para a moda jovem, street, quanto para o infantil em gramaturas menores. Os tons variam do escuro ao regular até o claro. A empresa ainda aposta na versão veludo de malha e no estonado com efeitos manchados. O brilho do lurex e os acetinados em diferentes tonalidades também são tendências da estação.

O inverno 2020 da Sultêxtil marca a sintonia entre passado e presente, que por meio das lembranças da infância impulsiona o ser humano a resgatar valores e sentimentos como solidariedade e respeito, amor e afeto. A cartela de cores é extensa e, traz uma variedade de amadeirados, acinzentados urbanos, berinjela, denim e tons suaves como o rosa bebê, blush e areia.

Sprint Têxtil e Primor Estamparia

Natural de Americana, interior de São Paulo, a Sprint Têxtil trabalha com tecelagem desenvolvida por uma equipe interna de designers que cria coleções mensais para os mercados feminino, masculino, infantil e calçadista. Já a Primor Tinturaria e Estamparia, uma das líderes no Brasil em beneficiamento de tecidos para terceiros, entrega soluções criativas em tinturaria, estamparia e acabamentos especiais, trazem várias novidades com aspecto denim.

Destaque para o artigo Blue Jeans, em poliéster, elastano e linho e que também pode ser trabalhado em qualquer composição, lisos ou com estampas exclusivas. Há ainda os 100% algodão que passam por processos diferenciados em lavanderia como desbotes ou nuances variadas de azuis e a viscose maquinetada com efeito jacquard.

ITM Têxtil

Aqui o destaque fica por conta das sarjas com aspecto denim que surgem em 60% algodão e 40% poliéster, com gramaturas e estruturas diferenciadas, especialmente para o setor calçadista, onde oferece uma grande diversidade de tecidos e acabamentos para cabedais e forros. A empresa trabalha com malharia, tecelagem plana, malharia de urdume e retilínea.

Primu’s Têxtil

Fundada em 2014, a empresa do Rio Grande do Sul atua como fornecedora de tecidos, dublagens e resinas para fabricantes de calçados, móveis, vestuários e bolsas e tem como seus principais produtos os jeans e lonas, onde entram diversas lavagens, cores (natural, café, verde militar, laranja, mostarda, azul Tiffany, rosê, rosa chiclete, verde água, vermelho, entre outras) e estonagens que também podem ser personalizadas pelos clientes. Destaque para os efeitos como rasgados, respingos, vazados, brilhos e texturizados com canelados. Há ainda o Eco Jeans ou o Eco Lona produzido com fios reciclados.

Focal Estamparia

A empresa têxtil, com sede em Franca (SP), trabalha com o denim liso ou estampado (onde entram desde camuflados até corações) em 98% algodão, com ou sem stretch e acabamentos diferenciados com resinas, foils, silks, entre outros. Destaque para os efeitos esponjados também nas sarjas de algodão e para a lona com aspecto denim. Entre os tons surgem desde o azul mais claro no avesso do jeans até os maquinetados, texturizados ou com fibras aparentes.

Filastic

Também com sede em Franca (SP), a Filastic tem como foco fitas, gorgorões, cadarços e elásticos para diferentes segmentos, incluindo o jeanswear. A empresa traz opções de listrados em diferentes cores, motivos étnicos, mistura de materiais com metalizados ou elásticos com aspecto denim.

BM Strass

A empresa de Franca, em São Paulo, trabalha com importação e distribuição de cristais e adornos em geral, com destaque para os produtos com termocolantes à base de silicone, o que facilita na hora da aplicação e podem vir em placas ou tiras. Para o mercado jeanswear surgem tendências com foco nas correntes, franjas, strass em diferentes cores, além de motivos como as estrelas.

RR Componentes

Para o mercado jeanswear, a RR Componentes aposta em brilhos, miçangas, pedrarias, pérolas que continuam em alta e, que podem vir salpicadas ou em pontos localizados. Os strass permeiam faixas laterais ou surgem como aplicação de cintos. Para o mercado infantil há diferentes estampas e motivos lúdicos como sorvetes, corações e estrelas.

Stamptron

Com sede em Jaú (SP), a Stamptron trabalha o hotfix, termocolante em cores, formas e tamanhos diferenciados para qualquer segmento. O jeans surge tanto em calçados quanto no vestuário e pode ser personalizado com pedrarias, tachas, strass, metais cestavados em diferentes banhos, mix de cores nas faixas laterais ou cristais em pontos localizados, em um trabalho criativo e artesanal.

Swarovski

A empresa trabalha com uma infinidade de opções de cristais em formatos diferenciados para o mercado jeanswear e aposta no Flat Back com hot fix, cola especial que facilita a aplicação e o novíssimo Cristal Eletric Laquer com pedrinhas que brilham na luz neon em tons como o laranja, pink, amarelo, azul e verde.

Altero

Há 40 anos no mercado, a Altero trabalha com fivelas, pingentes, botões, entre outros produtos com foco nos mercados de vestuário, cintos, calçados, bolsas e bijuterias. Para o Inverno 2020, surgem quatro temas principais: “Pragmáticos”, itens sofisticados em tons de vinho, marinho e verde escuro, “Texturizados” que remetem à natureza, onde entram o laranja, verde claro e marrom, “Coloridos”, com toques esportivos e modernos no roxo, vermelho e rosa e “Geométricos” em formatos arquitetônicos e tons dourado, prata e rosê. As peças ganham acabamentos em verniz coloridos, alto relevo, mix de materiais, formatos e banhos.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear