Software mensura quantidade exata de água usada no acabamento do jeans

E se cada exemplar de calça jeans, pudesse milagrosamente gritar pelos quatro cantos do mundo, a quantidade exata de água usada na sua confecção? E se as fichas de desenvolvimento de cada criação em denim, comunicassem não apenas a quantidade de tecido necessária para o seu desenvolvimento; mas também os litros de água exigidos para o seu acabamento? Parece impossível converter tal desafio em um cálculo preciso – mas é reconhecendo o valor desta questão que hoje, no dia mundial da água, a Jeanologia compartilha através de um artigo o resultado de uma pesquisa; encomendada para criação de uma ferramenta que responde justamente à esta questão.



O estudo encabeçado por Begonã Garcia; responsável pela área de sustentabilidade global da companhia; apontou que até mesmo fatores geográficos, geram variações na demanda de água requisitada para um mesmo tipo de acabamento. Do cruzamento de todas estas variáveis: peso do tecido, tipo de lavagem, localização e tempo do processo; nasceu o software que converte tais dados em um cálculo aritmético: oEIM ( Environmental Impact Measuring). A ferramenta, de acordo com a companhia, já está sendo usada por marcas influentes como H&M, Jack & Jones, e Mark & Spencer entre outros



Levado para a precisão da lógica digital; o principal argumento do programa é que não se pode combater um problema; sem o conhecimento da sua real dimensão. E de posse de tais dados, além de se propôr metas mais claras, é possível planejar uma peça ponderando as decisões, fundamentando-se em dados precisos e fiéis. Ficamos no aguardo de um futuro onde não apenas o apelo comercial eco-friendly contará com dados concretos e exatos; como também as inspirações poderão vislumbrar seus impactos antes de ganhar o mercado e virar tendência.

VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO