Source Denim 2019 apresenta tecnologia sustentável para fabricantes e compradores

Janeiro é um mês muito movimentado no universo da moda, durante a última semana, entre os dias 15 e 16/01, o Reino Unido recebeu o Source Denim 2019, evento que em sua 2ª edição reuniu 20 especialistas em jeans para seguir com os desfeixos das apresentações do Denim Première Vision de dezembro. Naveena Denim, ETC Group, Pioneer Denim e a consultora criativa 74MMA, estavam presentes.

Buzz Carter, organizador do evento afirma que cada uma das feiras tem suas forças e especificações. No caso do Source Denim, as palestras, os painéis e os seminários são os aspectos de maior relevância.

Tratando-se do jeanswear, a programação teve início com uma nota educativa e divertida de Mohsin Sajid, um dos gurus do denim e diretor criativo da Endrime. A sessão do painel do segundo dia já foi ampliada com as produções locais de denim, com insights de Jessica Gebhart, diretora criativa do londrino I and Me. Seguida por Chris Hewitt, CEO da Hewitt Heritage Fabrics, e Mohsin Sajid.

O show The Denim Challenge, foi um destaque, a colaboração foi feita entre a especialista em moda parisiense Brut Clothing e a inovadora Pioneer Denim, que juntas resultaram em 11 peças vintage em jeans. Entre as peças estavam um colete salva-vidas acolchoado dos anos 50 da Volksmarine e uma jaqueta de couro do piloto sueco da década de 1940 penduradas ao lado de suas versões em brim.

A feira também priorizou pautas sustentáveis: “Hoje em dia, nossos clientes querem garantia de que todos os aspectos do processo de fabricação de vestuário são sustentáveis. Como reação investimos nas mais recentes máquinas de lavagem a laser e eco para nossa lavanderia, monitorando o impacto de todas as nossas lavagens com o programa EIM da Jeanologia”, disse o especialista em produção de jeans Tom Rhodes, gerente de vendas do grupo tunisiano ETC Group.

Outra grande novidade foi em relação à experiência, durante o evento Source Denim a Common Objective, plataforma digital da Ethical Fashion Group, ajudou a equipar as empresas da moda com ferramentas para alcançar o sucesso comercial da maneira mais ecológica possível.

Antes do evento, todos os fornecedores do Fashion SVP / Source Denim foram convidados a criar um perfil on-line para esclarecer suas credenciais de sustentabilidade e ajudar os compradores a identificar parceiros adequados. Da mesma forma, os compradores puderam criar seu próprio perfil gratuitamente para ajudar no processo de matchmaking.

Fonte: Beatriz Fleira | Fotos: Emma Holmqvist Deacon