Swarovski promove bate papo com Iris Apfel

A marca de cristais Swarovski Elements, promoveu ontem no Shopping JK Iguatemi em São Paulo, um bate papo com a decoradora e ícone da moda, Iris Apfel. O evento, que marcou o lançamento da coleção Outono/Inverno 2014-15 da marca, contou com a presença da mídia, formadores de opiniões e clientes.


Depois de um passeio sobre as macrotendências mundiais que inspiraram as novas cartelas de cores, formas e materiais que agregaram à linha de produtos Swarovski, Iris subiu ao palco para uma conversa descontraída com a plateia. Sendo ela considerada um ícone de estilo e irreverência, a conversa focou em curiosidades da sua carreira como decoradora da Casa Branca, suas viagens pelo mundo e seu deslumbre com itens de feiras de antiguidades e mercados de pulgas. Mônica Orcioli, diretora geral da marca no Brasil foi quem conduziu o bate papo.


Sem nunca ter pensando muito em um plano de carreira e de negócios, Iris afirmou que as coisas foram acontecendo para ela. Seu primeiro trabalho no Womans Wear Daily (WWD) era basicamente de carregar imagens editorias para lá e para cá e lhe rendia 15 dólares por semana. Eram meados da década de 40 e quando Iris percebeu que não chegaria ao cargo de editora, saiu da revista em busca de novas oportunidades. Ela finaliza essa história com a frase: “se você é jovem, não fique preso a apenas um trabalho para o resto da vida”.


Quando questionada sobre o seu estilo pessoal, Iris afirma que se arruma para eventos e que o gosto pelos acessórios herdou da mãe, mas que o resto do tempo ela não tira um par de jeans. Com um sorriso no rosto garantiu que foi uma das primeiras mulheres a usar uma calça jeans e que não foi nada fácil conseguir uma. “A imagem já estava montada na minha cabeça: uma calça jeans, uma camiseta branca, um par de brincos enormes que eu tinha e um turbante laranja. Mas onde eu posso arrumar um par de jeans? Calças jeans só eram vendidas em lojas da marinha e então eu fui a uma. O rapaz da loja me disse: calças jeans não são para senhoritas. Bom, eu fui tão insistente indo lá quase todos os dias, até que finalmente ele me ligou e disse ter achado algo que eu poderia usar.”


Mas foi em 2005 que Iris Apfel caiu nas graças do mundo da moda, com a exposição que ganhou no MET:“Rara Avis: Selection from the Iris Barrel Apfel Collection”. Foram selecionados 85 looks da nova-iorquina para serem expostos juntos com seus acessórios, em uma exposição que ganhou a crítica e virou um marco na historia de Iris. Ela também contou algumas curiosidades sobre seu cargo como decoradora da Casa Branca durante nove presidências incluindo o presidente Nixon e Kennedy, e compartilhou com o público que acredita que a contemporaneidade está tomando conta do vintage e do artesanal, mas acredita sim que o trabalho de artistas genuínos tem espaço para florescer e crescer.


Quando questionada sobre como ela faz as malas para viajar, brincou: “If you want me, you have to take my luggage” (se me querem, precisam agüentar minha bagagem) já que admite sempre levar coisas demais e dá a dica: Leve o dobro do dinheiro e a metade das roupas sempre. Para finalizar, Iris confessa não ter segredos para manter a vitalidade além de confiança em Deus, alimentação saudável e ter parado de fumar a 40 anos. Também afirma pensar positivamente e não se preocupar com o envelhecimento, porque a alternativa a não envelhecer não é muito agradável. Iris Apfel encerra com seu lema de vida: “Always be curious. Don’t just look but see, don’t just hear but listen. Be interested, be interesting” (Seja sempre curioso. Não apenas olhe mas veja, não apenas escute mas ouça. Seja interessado, seja interessante).

MARINA COLERATO | FOTO: REPRODUÇÃO