Tecelagens apresentam inovações e lançamentos na Ilha do Denim

Diferentes tecelagens estiveram presentes no Denim Meeting 2018, dentro da Ilha do Denim, para apresentar um Preview de seus lançamentos, com foco no conforto, elasticidade, fibras naturais e novos tingimentos. Confira as principais apostas da Covolan, Capricórnio, Santana Têxtil, Canatiba e Santanense.

Covolan

A Covolan trouxe um mostruário muito focado em evidenciar que o denim com elastano pode ser extremamente trabalhado em efeitos, e mantendo um certo aspecto icônico sem perder as qualidades do tecido. Para isso a empresa focou numa variedade de exemplares de jeans ultra-justos com 3% ou mais de elastano, e ênfase no algodão sem misturas com poliéster. Nas peças fechadas, esses tecidos foram enriquecidos com muitos efeitos de respingos, desfiados e devorês. Pontuando essas interpretações direcionais, apostou nas etiquetas de camurça com discurso original. Entre as composições dos artigos que mais chamaram a atenção, destaque para o Podion – dotado de 3,5% de elastano, ausência de poliéster e capacidade de 60% de alongamento. As novidades ficam por conta do Classique em base cetim e tingimento intenso, peso de 10,5 oz e largura de 1,42, o ABBY traz uma base em sarja com algodão e poliéster e power de até 40%, também com tingimento intenso onde pode ser trabalhado desde o raw até o delavê super limpo, sem a influência do sulfur, que deixa a peça acinzentada. Já o Cetim Deep tem peso de 10,8 oz, 1,44 de largura e tonalidade mais forte que oferece pontos pinados bem marcados, além de reservas de costuras em contrastes de tons. E, o Aden que vem numa base de sarja com tingimento médio, 10 oz e power de até 45%.

Capricórnio

Apresentou o Preview de lançamento do Inverno, reunindo tanto um mix novo quanto os best sellers. “Acreditamos muito na parceria com o Guia Jeanswear no sentido de institucionalmente reforçar o mercado, estar presente, mostrar a cara e apoiar as iniciativas. Acreditamos que é importante o cliente estar em contato com mais pessoas ligadas à empresa, além dos representantes. Estamos aqui dando um serviço a mais para o cliente, buscando uma proximidade maior”, afirmou Maria José Orione, diretora de planejamento estratégico.

Diferenciando-se das demais tecelagens denim, a Capricórnio apostou no denim rígido. O artigo Lavos foi evidenciado como um dos maiores destaques: definido pela composição 100% algodão, o cross urbano, e peso 9 oz, respondendo à tendência oitentista e aspecto ring. É um artigo que permite rasgos mas tem fluidez suficiente para pantalonas, peças pequenas como shorts e tops – capaz de variar do escuro para o clarinho mantendo visual rústico. Também o Ícaro, mix de algodão, poliéster e elastano, com 8,5 oz, cor intense blue e objetivo de oferecer altos contrastes de lavagens e proporcionar efeito ring muito sutil. O Egeu surge no algodão, poliéster e elastano com trama negra que proporciona muito contraste, intensifica brilho da cor e alcança um ripped interessante. Também o Adônis, um 9 oz, um blue intenso que apesar de conter poliéster permite a predominância e o toque do algodão. Será ofertado nas versões blue e black. Além disso trouxe o mix regular, como o Caraiva, um azul com tonalidade mais amarelada – parte de uma cor mais baixa para quem busca um tom mais claro. Também o Trancoso, o best seller poliéster e elastano consegue lavagens interessantes do escuro ao claro, com excelente custo benefício.

Santanense

A tecelagem levou ao evento os artigos atuais de sua coleção com novas inspirações de lavagens, como o Press Flex, em algodão e elastano, excelente largura de 1,57, campeão de vendas da empresa que pode ser trabalhado no marmorizado tanto do lado direito quanto do avesso. O Virgo Flex é mais pesado e robusto (9,6 oz) e surge em uma lavagem craquelada com desbotes e aparência vintage amarelada. Já o Belize Extreme Power é um artigo com fio Lycra Beauty que confere elasticidade sem deformar o tecido, chegando a 53% de power. Ele surge com tingimento preto estonado juntamente com o tom azul com aparência de índigo no PT. A Santanense oferece a mesma proposta no tom laranja com aspecto ferrugem no artigo Évora Flex. Os artigos 100% algodão também podem ser vistos com estampas camufladas a laser como no tecido Amalfi em 100% algodão. E, por fim o Dover Stretch que ganha aspecto canelado, cotelê, com desenhos de arabescos a laser.

Canatiba

A empresa destaca seus bottons que sinalizam diferentes opções de produtos de sua coleção, facilitando na escolha do melhor produto para cada cliente.

Best Sellers: são os mais vendidos e, que sempre terão reposição de estoque automática.

Future Best Sellers: artigos novos que mostram um potencial para se tornarem Best Sellers, também com reposição rápida.

Smart Premium: artigos de linha que aliam custoxbenefício também na parte de lavanderia.

Trends: são tecidos que serão pontuados como tendências duas vezes ao ano. Eles ficam na coleção por um ano e saem de linha porque depois não estarão mais na moda.

Limited Edition: artigos que serão lançados como edição limitada, exclusivos.

Eco Dye: tecidos que saem da fábrica com uma economia de 80% no tingimento, além de utilizar menos água na lavanderia.

Eco Wash: economia de água nos beneficiamentos.

Recycled Cotton: artigos com algodão orgânico.

Entre os destaques da Canatiba temos o Krespo Denim, com peso de 10 oz, efeito de casca de laranja e aspecto vintage, o Distrikt Denim, é um maquinetado listrado, com 9,5 oz, em 100% algodão, bem marcado. Dentro da linha Éko o Villa Eko vem com 5 oz na composição surge no algodão reciclado e aspecto de linho com toque suave. O Haven Box surge com 5,5 oz no tecido maquinetado, textura diferenciada.

Santana Têxtil

A empresa apresentou no evento os artigos que têm mais afinidade com as regiões Sul e Sudeste, inseridos na coleção que mantém 48 produtos. Para o Inverno 2019, a Santana destaca dois cetins com tingimentos intensos Blue e Blue Black, o Potenza e Adnan.

Para a linha de camisaria os artigos super leves com tingimento baby blue chamam atenção nos lançamentos Nimes, rígido, em !00% algodão e, Nisa, elastizado com peso de 5,5 oz. Além destes, a empresa oferece outros tecidos que aliam o melhor custo x benefício como o Dream, Triunfo e Virtus, elastizados e com tingimento blue.

Fonte: Vanessa de Castro e Vivian David | Fotos: Osiris Bernardino