Tendências antecipadas para os fabricantes de denim

A feira têxtil Munich Fabric Start, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de fevereiro em Munich, Alemanha, reuniu cerca de 840 expositores. Cerca de 60 dos mesmos, compostos por importantes fabricantes de tecidos e beneficiamento dentro do espaço Blue Zone, seção da feira que focalizou o denim. O evento representa uma importante referência para o início do ciclo de lançamentos no segmento jeanswear, pelo alto foco nas matérias primas do segmento, e oportuniza informações bastante antecipadas sobre as tendências: neste caso, as que irão emergir para a primavera/verão 2014 (2015 nacional).


Entre os destaques uma elevada seleção de denins coloridos. A fabricante Isko optou por novas tonalidades âmbar – do amarelo ao ocre até os marrons queimados. Ainda no mix de denins, destaque para os coloridos especiais desenvolvidos com tons contrastantes entre avesso e direito. Já a fabricante de tecidos Royo apresentou uma seleção de amarelos, azuis e borgonhas também disponíveis em acabamentos especiais simples.


O denim stretch permaneceu um tópico importante para o mercado denim Alemão. A tecidos Royo lançou o Meyalast, um novo denim stretch com alta performance, composto em 86% algodão e 11,3% de Lycra Dualfix. A mistura especial na composição garante cerca de 50% a mais de elasticidade do que os outros denins e máximo retorno sem deformações. TRC Candiani apresentou seu cotton nylon 66 já lançado na B&B Berlim.


Também uma nova série de denins eco-friendly foram oferecidos pela Denim by Tejidos Royo. Todos bastante alternativos feitos com fibras novas e recicladas de assim como algodão novo mesclado à fibras de pet multicoloridas. O resultado final foi um white denim com pequenas e multicoloridas irregularidades e detalhes.


Pelo caráter antecipado da feira, as informações acima referem-se à primavera/verão 2015 brasileiro. A edição anterior do evento, que ocorreu em Setembro do ano passado, é a mais alinhada com o calendário das equipes de desenvolvimento em território nacional. Por esse motivo, disponibilizamos uma galeria de imagens, contemplando as principais tendências apresentadas na feira anterior, já que referem-se à primavera/verão 2014.


REDAÇÃO | FOTO: REPRODUÇÃO