Têxteis comemoram nova política industrial de São Paulo

A nova política industrial do estado de São Paulo, anunciada pelo governador João Doria na última semana, foi vista com bons olhos pela indústria têxtil. Isto porque o setor está entre 11 os beneficiários do sistema paulista, que serão contemplados com diversas vantagens econômicas.

O programa tem como principal objetivo o aumento na produtividade e na geração de emprego dos setores escolhidos – que representam 75% da indústria da transformação do estado. O desemprego em São Paulo atinge 3,7 milhões de pessoas atualmente.

Entre os benefícios que devem ser cedidos pelo governo, estão regimes tributários especiais, estímulo à pesquisa e tecnologia, financiamentos, programas de qualificação de mão de obra, infraestrutura e desburocratização.

Para Renato Jardim, superintendente de políticas industriais e econômicas do Sinditêxtil (Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado de São Paulo), o pacote deve ter retorno rápido e pode criar equilíbrio na concorrência do setor.

“Aqui em São Paulo temos o maior polo de produção têxtil, emprega na cadeia toda 400 mil pessoas diretamente. O setor é de fator estratégico, gera muito emprego e tem capacidade de resposta rápida, de dar tração na economia”, disse em entrevista ao portal O Liberal.

Além do setor têxtil, integram a lista de polos de desenvolvimento: saúde e fármacos; metal-metalúrgico, máquinas e equipamentos; automotivo; químico, borracha e plástico; derivados de petróleo e petroquímico, biocombustíveis; alimentos e bebidas; couro e calçados; tecnologia e ecoflorestal.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução