Um olhar otimista para o futuro da calça jeans

Há exatamente 146 anos, surgia no mundo o item do vestuário mais democrático do closet global: a calça jeans. Nascida para fardar, com vocação para diferenciar e sem jamais perder a mania de se reinventar. O jeans foi criado inicialmente para servir como um uniforme para a mineração, evoluiu como escolha de moda, virou luxo, revolta e até pauperismo nos anos 90. Porém, hoje queremos comemorar o aniversário desta fabulosa e polêmica peça do vestuário, que nos move e nos motiva diariamente, celebrando sua longevidade e sua incrível capacidade de transformação.

O jeans vive um momento em que novamente se reformula em sua própria estética e gestão, como sempre para atender às necessidades do mercado. Das exigências de sustentabilidade ele busca no upcycling sua própria reinvenção.

Em um cenário em que se projeta um futuro de competição de roupas novas com roupas usadas, a peça sai na frente com um “sketchbook” de formas ligadas ao reaproveitamento com o surgimento de marcas e coleções cápsulas já preparando logísticas para esse novo caminho. Além de nunca ter se limitado à preconceitos no modo de vestir, o jeans sempre cultivou também o traquejo em vislumbrar novos mercados e novos formatos de gestão.

Assistimos também uma valorização do expertise em lavanderia nas escolhas de moda do público maduro, segmento onde, somado à característica conforto. O vintage agrega ao look uma espécie de juventude eterna. Presenciamos sua apoteose tecnológica, funcional e atlética, onde as misturas do tecido com elastanos superiores, fibras renováveis, e ingredientes naturais, atuam como ingrediente fundamentais para sua permanência no mercado.

Mas acima de tudo, com muita honra constatamos que o jeans é um ícone de moda que se superou, e se supera incansavelmente todas décadas, anos e estações. Como? Minimizando suas limitações no chão de fábrica, reduzindo seus impactos, tornando-se exemplo para outros setores, ganhando nova vida por meio do reaproveitamento até o dia em que chegar a sua mais plena forma de imortalidade, quando fechar seu ciclo completo de sustentabilidade. Seja em modo industrial, ou artesanal, este seria com certeza, o melhor presente para essa fabulosa peça de vestuário.

Feliz aniversário para a calça jeans, e que os sonhos dessa indústria se realizem.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução