Varejo na net x negócio convencional

O canal on-line e as compras através de dispositivos móveis são cada vez mais fundamentais no acesso ao mercado. No entanto, apesar da crescente importância destes canais, os varejistas parecem concordar que o mais importante é a integração das diversas vias para responder às necessidades dos consumidores.



Mike McNamara, diretor de informações da <b.Tesco, gigante do varejo na net, comenta: “Qualquer estratégia daqui para a frente tem que ser uma estratégia de varejo digital, ou a estratégia de varejo tem de se tornar cada vez mais digital.”



Apesar da importância de uma experiência “multi-canal”, os canais on-line e móveis não devem ofuscar o negócio convencional, segundo defenderam os executivos.



Meyer da M&S também observou que “as lojas continuam essenciais para o crescimento multicanal sustentável a longo prazo”. Uma forma através da qual os varejistas têm utilizado as suas lojas on-line e convencionais para impulsionar o crescimento, é o serviço “Click and Collect”, onde os clientes podem pedir os produtos on-line e recolhê-los em lojas locais de graça, em vez de pagar pela entrega em casa.



O vice-diretor executivo da Oasis, Hash Ladha, acredita que o serviço “Click and Collect” está no seu estágio inicial e pode ser desenvolvido. Para muitos varejistas de vestuário, os produtos são enviados a partir de centros de distribuição para as lojas. Isto é ineficiente em termos de custo e significa que o cliente tem que esperar pelo menos um dia pelos seus produtos, explicou Ladha.


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