Vencedora de moda inclusiva ganha estágio na Vicunha

Patrícia Helena Galões (24), graduada em Moda pelo SENAI-SP, foi a grande vencedora da 5ª edição do Concurso Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e apoiado pela Vicunha Têxtil, que aconteceu na última terça (19-11) no MuBE..


Com um look voltado para cadeirantes femininas, a proposta de Patricia foi de uma roupa versátil, elaborada e pensada em cada detalhe para aumentar o conforto por meio de uma modelagem funcional, escolha correta de materiais e utilização criativa de aviamentos. “A Moda Inclusiva não precisa de grandes revoluções, mas de pequenas mudanças e ajustes nas peças. É isso que faz o diferencial,” conta Patrícia.

Após longas conversas com Maiara Barreto, modelo que desfilou sua criação no evento, surgiu a ideia de montar o look que tem como inspiração a leveza e os movimentos da dança. Para a calça, Patrícia utilizou o denim premium Missy Black, da Vicunha, de tingimento black superintenso e altíssima elasticidade, ideal para shapes mais justos. A sarja Pandora, com estampa de leopardo tom sobre tom, foi a escolha para a jaqueta. “Os tecidos Vicunha permitiram ótimo acabamento e conforto para o look. O índigo e o brim com elastano proporcionaram funcionalidade e modernidade”, explica a estilista.

A participante terá a oportunidade de um estágio remunerado de um mês na Vicunha Têxtil, e assim vai conhecer o universo do jeanswear e de uma das maiores fabricantes de índigos e brins do mundo. “Quero absorver o máximo que puder de todos os processos e etapas de produção”, completa Patrícia. Durante o estágio, ela acompanhará diversas áreas como as de Pesquisa, Desenvolvimento e Marketing.

Patrícia e os demais vencedores (segundos e terceiros lugares) também receberam metragens de tecidos Vicunha, uma forma da empresa incentivar os estilistas em suas criações.

Neste ano, o evento foi antecedido pelo II Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade, que contou com a apresentação de trabalhos científicos, mesas-redondas e palestras ao longo do dia. A junção dos dois eventos teve como objetivo oferecer uma oportunidade para estudantes e profissionais de diversas áreas discutirem tendências, debaterem novas ideias e trocarem experiências no âmbito da moda inclusiva e mercado têxtil.

REDAÇÃO / FOTOS: DIVULGAÇÃO