Walter Rodrigues conta trajetória e apresenta novo livro


Realizada no auditório Caio Amaral Gruber, na Cietep – em paralelo ao Paraná Fashion Business – a palestra com o renomado estilista Walter Rodrigues foi uma aula sobre sua vida e todo o processo de criação de um designer de moda.

Walter contou que não havia nenhuma relação com a moda em sua famí­lia, que era ligada í  atividade pecuária. O estilista nasceu na cidade de Herculí¢ndia, mas logo se mudou para Tupã, ambas no interior paulista. Walter Rodrigues teve seu primeiro contato com o mundo fashion quando trabalhava como vendedor em uma loja e se ofereceu para trocar a vitrine, nessa época eu fui arrebatado pela moda.

A partir de então o talento do estilista passou a ser facilmente percebido por todos ao seu redor, e o deslanchar de sua carreira aconteceu naturalmente. Walter tem no currí­culo a revista Manequim, onde ficou um ano, e também a marca Cori, em que trabalhou lado a lado com Clí´ Orozco e considera uma fase importante de sua vida devido a tamanho aprendizado. Lá entendi o processo industrial, tive a percepção do produto como um todo. Só em 1.992 é que o designer de moda criou sua própria marca, a partir de então são muitas coleções de sucesso, com peças atemporais que ficarão na história.

Sobre seu processo criativo, Walter Rodrigues aponta cinco temas principais de inspiração: Década de 30, Década de 70, Antropologia, Masculino x Feminino, Armadura e Século XIX. Dentro desses assuntos, o estilista seleciona personagens, culturas, artistas, paí­ses, fotógrafos e designers de moda que foram marcantes para suas criações.

Além da história de sua vida, todo esse processo está incluso no livro que Walter acaba de lançar pela Cosac & Naify, que faz parte da Coleção Moda Brasileira e está í  venda nas livrarias de todo o paí­s.

REDAí‡íƒO