Wiser Wash – A revolução sustentável na lavanderia denim

Imagine que a cada copo de água que você toma é fabricada uma nova calça jeans. Esta, sem dúvida, é uma estatística bem mais leve do que imaginar que cada calça beneficiada gasta cerca de 90 a 100 litros contaminados por cloro e outros quimicos em seu processo de produção. E é esse o milagre do acabamento Wiser Wash.

Desenvolvido por Kevin Youn, o método é aplicado apenas pela Pepe Jeans e por duas lavanderias em todo o mundo. São elas: a Wise Globe, na Turquia, e a Pizarro, em Portugal. A Pepe Jeans promove suas coleções fundamentando suas campanhas justamente neste acabamento.

“A maior diferença deste processo é a qualidade e a flexibilidade das cores base”, explicou Vasco Pizarro, diretor de marketing da empresa portuguesa, em entrevista a nossa CEO Marlene Fernandes, durante a mais recente edição da Kingpins em Amsterdam. “Cores mais escuras ficam mais limpas e bonitas, e o método agrega também bastante efeito de costuras e relevos de cor”, completou.

Apresentando uma arara completamente permeada por modelos de calças jeans em diferentes tons de indigo, Vasco explicou a importância da escolha do tecido, pois o método era capaz de desdobrar um único tom em uma numerosa gama de azuis trabalhados.

Questionado quanto à abrangência do mesmo, o diretor da Pizarro esclareceu que existe toda uma lavanderia a parte, criada em colaboração com o idealizador do método. “O know how do Wiser Wash foi criado pelo Kevin (Youn) que o patenteou, e foi adaptado produtivamente pelo Wiser Globe e pela Pizarro”, elucidou.

Assim nasceu a PizarroWiser, a nova organização da Pizarro SA. O segmento atua em Guimarães e Amsterdam, oferecendo um serviço fundamentado no método: uma espécie de pacote envolvendo desde a escolha do tecido ao acabamento. A capacidade produtiva é de 1.300.000 unidades mensais. As etapas do Wiser Wash envolvem ozônio, processos mecânicos e máquinas desenvolvidas pela própria companhia.

“Tudo isso tem uma parte interessante porque a Wiser Globe tem a sua Wiser Wash na Turquia e na Europa apenas a Pizarro tem o Wiser Wash”, explicou Vasco. “A lavagem de cada peça envolve o gasto de apenas um copo de água: um imenso ganho comparativo aos 90 litros do sistema normal – considerando os acabamentos atuais de bases mais claras, quando falamos de cloro, permanganato, e processos que envolvem muita neutralização”, concluiu.

Quanto ao valor do investimento, Vasco Pizarro afirmou que o apesar do sistema exigir um valor expressivo, mostra-se claramente compensável em termos de redução dos processos. Tanto em termos de recursos naturais, quanto à mão-de-obra e energia envolvida.

Fonte: Vivian David | Foto: Divulgação