Wrangler lança coleção denim que elimina quase 100% do desperdício de água

A indústria do denim não carrega uma boa imagem quando o assunto é desperdício de água. No mercado há 115 anos, a Wrangler revolucionou este cenário ao apresentar, na última semana, o lançamento do tingimento de espuma Indigood. O processo é livre de água, comum nos métodos de tingimento tradicionais, e foi incorporado na segunda fase da coleção Icons, com itens masculinos e femininos.

Segundo a Wrangler, o Indigood é caracterizado por uma espuma criada a partir de um agente de sabão livre de produtos químicos, que transfere o corante índigo para fios em um ambiente privado de oxigênio selado por uma capa de nitrogênio. O processo da marca estadunidense foi elaborado pela Texas Tech University (TTU) e Texas Tech University com a ajuda do Wrangler e da Walmart Foundation, e conta com a utilização de pequenas quantidades de água para limpar máquinas e misturar soluções.

Ainda de acordo com a Wrangler, se todo o denim de sua produção fosse tingido com esse novo processo, poderia poupar um volume de água equivalente ao que é usado por 150 mil pessoas em suas casas durante um ano.

O caminho de inovação foi comentado pelo diretor de sustentabilidade da Wrangler, Roian Atwood, durante a última edição do Denim Première Vision em Milão. “Nós nunca podemos estar muito contentes com o que estamos fazendo como indústria e com nossa tecnologia. Temos que inovar constantemente. E acredito que um caminho de sustentabilidade e um caminho de inovação andam de mãos dadas. Essas duas coisas são muito sincrônicas ”, afirmou ao Sourcing Journal.

Utilizando o novo processo, a Wrangler é capaz de substituir os tanques tradicionais de água e banhos químicos do tingimento índigo convencional, reduzindo em 100% a quantidade de água necessária para transformar o denim cru em azul índigo. O tingimento, de acordo com a Wrangler, ainda reduz o consumo de energia mais de 60% em comparação ao processo convencional de tingimento de brim.

À longo prazo, a intenção da Wrangler é levar a nova tecnologia de tingimento para uma escala maior. A marca chegou a apontar projetos futuros com fábricas denim da Ásia e America do Norte em comunicado oficial.

“O denim tingido de espuma não impactará apenas na cadeia de fornecimento da Wrangler, mudará toda a nossa indústria […] Estamos empolgados em ser a primeira marca a vender denim espumado, mas estamos ainda mais animados por não sermos os últimos”, disse a empresa.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação