Youcom apoia upcycling autoral com o Jeans for Change

Aquele jeans abandonado nas profundezas do estilo pessoal. Aquele mesmo: que lembra acúmulo e na maioria das vezes, carrega um histórico nada eco-friendly. Pois é este velho conhecido do universo fashion, que está se tornando matéria-prima ideal para projetos audaciosos envolvendo sustentabilidade. Entre eles, a ideia de doar uma calça antiga e além de receber desconto na compra de um novo item; impulsionar toda uma cadeia de ações envolvendo upcycling, mudança social e moda autoral.

Foi com essa proposta que surgiu o Jeans for Change, à três anos atrás dentro das ações da marca do Youcom, do grupo Renner, atualmente distribuída em 83 pontos de venda espalhados pelo Brasil. O “Jeans for Change já existe há alguns anos” conta Vanessa Spiess, responsável pelos tópicos sustentabilidade e inovação da marca. “Começamos com uma coleta de jeans, aqui mesmo em Porto Alegre. Éramos conhecidos como ponto de “destination jeans” e queríamos trabalhar com comunidades fazendo a diferença em nossa própria localidade: a Vila Bom Jesus. Hoje evoluímos para uma plataforma que integra o próprio marketing da Youcom.”

A iniciativa que começou transformando as peças por meio de upcycling com a parceria inicial da marca gaúcha Colibri acabou evoluindo para uma dimensão maior. Após a edição Paulista, que coletou mais de 3.000 exemplares de calças jeans em um único dia, tomou a importância de uma plataforma. A partir daí foram criados laços de cooperação entre a marca, cooperativas locais e o Envolva-se: o programa do SESC que capta resíduos, e capacita pessoas da comunidade para transformação dos mesmos através de upcycling. Dessa trajetória, foi criado um coletivo de moda autoral. E a produção, que inicialmente correspondia a brindes institucionais para as ações de marketing; hoje se propõe a dar visibilidade aos colaboradores.

Pequenas marcas locais, como Aurora, Colorê e Sueca integram o grupo e já começam a vender sua produção em eventos específicos; como o MODAUT – feira que envolve marcas que trabalham sustentabilidade em formato autoral, em Porto Alegre.

“É uma troca entre o desenvolvimento da Youcom e o coletivo” explica Vanessa. “Fizemos um workshop de co-criação com estas marcas falando sobre gestão de negócios e criação de produto. Estamos cada vez mais abertos a trabalhar com marcas pequenas,” afirma.

Para este ano, a Youcom pretende transformar a coleta de jeans em atividade fixa: inicialmente no Sul e Santa Catarina; e posteriormente em São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador e demais unidades.

FONTE: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear