A longevidade do estilo dos azuis profundos

Abordar lavagens com apelo comercial, geralmente nos leva a pensar em alquimias trabalhadas e desgastes do tom. Mas e quando o desafio é justamente apresentar qualidade, toque e expertise, sem descaracterizar a beleza e a profundidade do índigo? Este é um argumento, que geralmente se apresenta mais forte nas temporadas de frio.

Com a valorização da estética atemporal, e do visual que comunica longevidade, consiste em uma lógica ainda mais pertinente para o Inverno 2020. Na edição mais recente da Kingpins, por exemplo, a ideia representou o principal acabamento do tema “Business Casual”, representado pelos azuis médios e saturados.

As peças expostas, comprovaram que a preservação do pigmento azul no denim, não impede um trabalho elaborado de lavanderia. Ao invés disso, sublinha a sutileza e a inteligência de ponderar intensidades de aplicação de efeitos, eleger a dose certa de intensidade do tom, transmitir toque mantendo a cor, e eleger as áreas certas para acumular informações de lavagem.

Para as produções que vão girar em torno do tema alfaiataria despojada, as marcas optaram pelos jeans com acabamentos azuis intensos ou médios, trabalhados por breves desgastes do tom na área das coxas e costuras laterais.Também buscaram lavagens capazes de salientar a qualidade do ring dos tecidos nas modelagens fundamentadas em denim rígido. Pinados nas articulações, buscaram trabalhar mais o relevo do que a retirada do pigmento. E bigodes, quando não seguiram essa lógica, formaram seus desenhos por meio de transições amenas do tom.

O azul em leitura uniforme é também uma prioridade na estação. A diversificação neste caso, se dá pelo look amassadinho, reafirmando o discurso relaxado dos combos amplos em denim de peso leve. Também pela soma de estampas localizadas gravadas a laser, em modelos com pegada street e influência dos anos 90 protagonizando as inspirações. Ou ainda, pela sensação protetiva de um denim menos desgastado, sugerida pelas versões meramente amaciadas – ideia presente nos macacões longos.

Destaque também, para a bola leitura obtida através do visual resinado explorado em alguns modelos com inspiração college, voltadas para o perfil urbano e geek. E claro, atendendo à demanda por conforto e recaídas nostálgicas do passado, o Inverno 2020 trará também versões encarregadas de comunicar toque, através do visual flagelado ou transformação do índigo em um azul mais sólido e macio, sem prejuízo da associação com o tom inicial.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora