Bluezone sintetiza oito tendências que vão direcionar o mercado denim

Somar, colaborar, compartilhar. Essa foi a tendência principal valorizada na mais recente edição da Bluezone, evento coligado à gigante feira Munich Fabric Start, que teve sua mais recente edição neste mês. A clareza com que os temas direcionais e exclusivos do segmento denim foram decodificados foi o ponto alto desta edição, correspondente ao Inverno 2021 nacional.

Todos os gostos, preferências e movimentações de mercado foram devidamente representados. A tecnologia movendo as mudanças nos códigos de vestir, do visual no gender aos precisos cortes da alfaiataria – com direito à uma retomada triunfal do look inspirado no rock ‘n’ roll são alguns dos apontamentos colocados pelo evento. Confira abaixo os oito temas que vão resumir as tendências da próxima temporada de frio.

Gender Freedom

A moda sem gênero lentamente migra da leitura neutra para uma versão muito mais livre e criativa, e o denim recebe uma abordagem que permite ao homem e à mulher realizar intercâmbios de estio entre si em um patamar mais elevado e chic.

Nos tecidos essa reflexão se traduz por tramas mais fechadas aplicadas em vestidos com potencial para funcionar como camisetas. Denim em pesos mais leves são o núcleo desta tendência. Túnicas, silhuetas de jeans clássico, anoraks e camisas abotoadas protagonizam esse mix. Os aviamentos que vão pontuar estas criações também vão mencionar o “no gender” no estilo, através do contraste entre tons femininos de lilás e rosa com o tradicional marrom, tão inerente à cartela masculina.

Tex Me

Mais do que nunca, o consumidor vislumbra nas roupas uma declaração das suas ideologias. Tex Me responde à este desejo, realizando uma abordagem literal onde o denim se transforma em um outdoor publicitário para caligrafias manuais, pinturas e caracteres bordados. O texto pode ser pessoal, abstrato, otimista ou tratar de mensagens políticas.

O trabalho do tecido é tão variado quanto a mensagem. A tendência se traduz em uma miríade de silhuetas incluindo modelagens retas, baggy, jaquetas jeans e shorts e bermudas cut off com lavagens claras, médias ou escuras. Acessórios como etiquetas também trazem mensagens em caracteres repetidos.

Denim Boderline

Exista uma lacuna entre o ready-to-wear e o setor denim, que pode se converter em benefício se ambos os lados incluírem vestígios um do outro no próprio estilo. Denim Boderline propõe que estes dois setores caminhem juntos: roupas confeccionadas em denim, com visual de denim, e roupas tradicionalmente alheias ao setor, reinterpretadas no visual do índigo.

Neste tópico, o elastano é essencial para proporcionar conforto às criações e o denim com visual de ‘não denim” é uma lógica chave. Etiquetas seguem a aparência do ready to wear, abandonando o look icônico e assumindo leituras cintilantes de dourado e prata, ou variando tons coloridos e aquarelados.

Rockers Delight

O setor denim tem esquecido do potencial do look rocker nas mais recentes estações, mas a temporada prevê a retomada deste importante apelo comercial em grande estilo. O look agressivo, o black denim, as modelagens retas e sequinhas bem como os tecidos com elastano estão neste tema, assim como efeitos machucados, destruídos e dirty em versões eco-friendly.

Motivos clássicos do rock ‘n’ roll como aplicações de caveira protagonizam o tópico, enquanto as listras agregam uma pegada cool versátil às peças. Aviamentos contrastando o branco e o preto, zíperes de animal print cintilantes e etiquetas de couro black agregam uma leitura glamorosa ao visual rocker.

Sartorial Angular

Sartorial Angular segue a intuição de que a tendência da moda Athleisure, tão iminente nas mais recentes temporadas, fará um chamado à contra tendência da moda moda atlética, prevendo que os looks em alfaiataria farão sua grande retomada. Desta vez, porém, o consumidor vai passar longe dos trajes básicos e familiares.

Em substituição, vai buscar silhuetas mais angulares e volumes oversized através de uma jornada pela alfaiataria em busca do o ponto onde tradição e futuro se encontram. Tecidos com peso leve aptos a mater o caimento alinhado e polido são essenciais neste tema. Etiquetas e acessórios giram em torno dos clássicos como gravações em pied de poule, botões com padrão xadrez, e etiquetas de couro marrom preenchidos com caracteres simples.

Juvenile Awkward

A indústria denim é um setor maduro da moda, e ao mesmo tempo está permitindo às novas gerações agregarem seus próprios códigos de vestir. A Geração Z faz um chamado para a cadeia de suprimentos refletir sobre a juventude. Em Juvenile Awkward, a moda renovadora que os consumidores mais velhos julgam estranha são alvo de celebração.

Tecidos desfiados e equipados com um bom elastano são o ponto de partida para construção de silhuetas e colocações de moda trabalhadas em aplicações, texturas digitais, e toques lembrando borracha. Os aviamentos são pontos cruciais desse tema: zíperes com limpeza neon, patches com efeitos 3D e etiquetas com inspiração na pop art definem esse mix.

Long Lasting

O tema Long Lasting destaca desenhos inspiradores para o workwear. No entanto, mais do que tratar a estética, o tema enfatiza a importância de desenvolver silhuetas e tecidos dotados de longevidade superior, buscando distanciar-se do discurso do consumismo.

O tema convoca as marcas a refletirem sobre a durabilidade do material e do estilo, e pensarem em peças que funcionem no frio e calor, que possam ser vestidas por muitas estações, e que resistam às tensões sem rasgar, e à agua sem deformar. Estrategicamente, as costuras vão se posicionar enfáticas em áreas que possam reforçar o peso do tecido e as áreas onde a água tende a desgastar. Ao mesmo tempo, os aviamentos vão sublinhar o discurso de força e resistência através de zíperes mais robustos, e bolsos de couro reciclado.

Urban Zulu

Motivos tribais, que estão fortes no ready to wear, e referências africanas são recriadas pelo ambiente urbano e levadas para a linguagem do denim. A tendência faz um chamado ao visual artesanal e aos adornos feitos à mão, além de pinturas manuais no jeans e trabalhos de cerzidos colocados como uma qualidade na roupa. Splashes de cores vibrantes agregam uma ambiência jovem ao look tribal, enquanto silhueta volumosas e drapeadas agregam sofisticação.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 11 2408-3282 e (11) 95735-1102.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora