Coachella 2019: As principais tendências denim no festival

O deserto da Califórnia sobreviveu a mais uma edição do Coachella Music Festival, deixando para o universo da moda importantes lições sobre o modo com que os consumidores Gen Z e Millenials se vestem em seus momentos de extravagância maior.

O dress code direcional do evento incluiu uma infinidade de produções mono-blocked, tops de faixa, upcycle, jeans e patchwork sem moderação. Apontamentos de tendências ganharam ainda mais visibilidade pelos looks libertadores, vestidos em pessoas bonitas, ao cenário de rodas-gigantes e muito céu azul.

Entre as produções envolvendo jeans expostas pelo evento, destacamos a conveniência de alguns truques de styling, relacionados à estética do reaproveitamento e à personalização no modo de uso de algumas peças. Como exemplo temos o shortinho de verão, na versão cintura alta, vestido no avesso. Uma ideia que funciona quando o modelo é caracterizado pela braguilha abotoada em substituição ao fecho convencional.

Pensar na apresentação de peças ao contrário em lookbooks – sejam shorts, saias ou calças – nunca soou tão oportuno. Outra atualização conferida ao short denim, foi à produção estilo calça recortada com bainha turn-up, mantendo a ligação com as costuras laterais, e com a continuidade do entrepernas recortado. O resultado é uma leitura metade calça, metade short com pernas parcialmente expostas, extremamente originais.

Ainda entre os looks capturados pelos caçadores de estilo no Coachella festival, tivemos a bermuda jeans, estilo calça reta reaproveitada, em comprimento ciclista (rente ao joelho). Um visual elegante, ideal para o calor em ambientes urbanos e que pode muito bem inspirar produções profissionais comedidas. Geralmente ofertado para públicos mais maduros, o comprimento apareceu como escolha de moda cool com apelo jovem, e também na elegância dos combos em versão total white.

O jeans em versões skinny, ou mesmo baggy, exploraram também a beleza da mistura entre o beachwear, a moda íntima e as transparências, numa espécie de atualização para aquele antigo look com top de crochê. Não que este tenha desaparecido, mas foi remanescente.

Tops denim cortininha em versões atléticas, ou mesmo lingeries vestidas corajosamente como tops, foram o tópico. Da mesma forma, os biquínis com sobreposições de transparências em cartelas vibrantes dos anos 90. Lavagens trabalhadas e ácidas, foram as mais requisitadas para formar combinações com amarelo ensolarado, pink, laranja ou verde fluo no contexto do lifestyle intenso e musical.

Outro tópico importante foi o volume oversized no jeans. Nas produções femininas, ele apareceu mais em pantalonas, ou combos denim estampados a laser, formados por calças amplas e tops ou jaquetas carpinteiro. No menswear, lembrou mais a indumentária do skate, associado ao patchwork.

Entre as tendências evidenciadas pelo Coachella para o universo jeanswear, destaque também para o black denim arrebatador em vestidos de tiras extremamente construídos, ou mesmo nos shortinhos high waist combinados à botas longas. No contraponto, o look branco total também se apresentou como escolha de moda importante, em formações de jaqueta cropped com bermudas longas e sequinhas, calças utilitárias, modelos de pantacourt ou mesmo macacões.

A influência do festival para a moda global é inegável. Mas destacamos nessa edição, para as marcas nacionais, a afinidade de algumas tendências apontadas pelo Coachella para o nosso clima de maresia. Especialmente, as produções envolvendo biquini e jeans, referências importante para as marcas que relacionam o denim ao beachwear.

Quanto às marcas urbanas, a conveniência de associar o jeans aos tops de ginástica e harmonizar estes dois universos, aparece para competir com a moda atlética. Há ainda o olhar astuto em capturar alguns comprimentos comportados e mesmo o look utilitário, e levá-los para a moda madura com falas de atualização, status e empoderamento.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora