Como transformar sustentabilidade em informação estética nas coleções

Sustentabilidade é lavagem, tecido, processo e modo de vestir. Mas por tudo isso e, além disso, é também o design de um visual que transmite um ideal. Por esta razão, ao longo das últimas temporadas, o discurso “green” vem formando um repertório estético próprio dentro das coleções de jeanswear. Desenhos que lembram uma peça com vida anterior, patches, look retorcido são alguns exemplos. Para referenciar as coleções denim que desejam comunicar discurso eco-friendly convertidos em beleza e informação de moda desejo, reunimos uma seleção destemida de modelos referenciais para o Verão 2020.

A assimetria guiando a aplicação de patches e remendos tem sido a principal inspiração para simular em uma peça extremamente planejada, um remendo movido pelo acaso. Esta tem sido a lógica mais recorrente nos casacos e nas calças vintage. Entre os exemplos reunidos, temos a jaqueta carpinteiro masculina, partida entre um lado trabalhado por patches e por outro completamente destroyed com tiras de tramas desfeitas.

Já para o envolvimento da consumidora de jeans apaixonada pelo visual decorativo, temos as construções entrelaçadas lembrando cestaria, que proporcionam belos efeitos vazados e induz a interpretação de um detalhe tão envolvente quanto o de um bordado nos modelos. Da mesma forma temos as interferências que lembram tapeçaria, lembrando a técnica do tear manual aplicada às tiras de malha descartadas, cumprindo semelhante missão. Cores e volumes são mais explorados neste último, lembrando bastante os tapetes de malha formados por tiras de malha coloridas descartadas.

Padrões contínuos geométricos tornam-se inspiração para criação de técnicas de reaproveitamento, explorando formatos de junção com desenho diamante. Também para obtenção de volumes através de costuras franzidas planejadas para o aproveitamento máximo dos efeitos de lavanderia. Estes são recursos importantes para o outerwear e peças onde o volume seja bem-vindo.

Nas calças, além dos patches e remendos, a sustentabilidade inspira construções alternando tonalidades de índigo em recortes curvos com efeito longilíneo, ideais para jogar apelo de moda nas cropped e nos fits ultra justos. Lembrando que, além do recorte, tal desenho pode ser obtido pelo simples método do laser.

Sustentabilidade também faz um chamado no jeans vintage aos efeitos mais destruídos na barra, lembrando o tecido que se desmancha com o tempo. Um look que nos aviamentos remete ao desenho lembrando a irregularidade das rochas, bem como o efeito falhado e orgânico típico da natureza.

Legitimando essa direção, além de imagens de feiras internacionais, editoriais e aviamentos, agrupamos também em nossa galeria uma amostra de como o discurso eco-friendly vem sendo interpretado nas coleções – dos grandes varejistas até os jovens talentos universitários. Confira!

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora