Comunicando qualidade e design através da braguilha do jeans

Volumes e comprimentos oscilam no ciclo da moda, mas quem valoriza o jeans de qualidade o reconhece pelas inovações nos detalhes. E um dos pormenores mais definitivos para esse julgamento é justamente a área da braguilha. É sempre possível investir na transmissão da excelência nesta pequena área, por mais que um jeans tenha sido projetado para um estilo básico.

Fechamentos verticais retorcidos, denunciam pouca qualidade. Desenhos básicos perdem a oportunidade de valorizar a peça, quando não atentam para a conveniência de se brincar com cores de linhas, pespontos e travetes.  E engana-se quem pensa que tudo já foi feito. As coleções referentes ao Inverno 2020 internacional colocam para o mercado atualizações envolvendo desde “jogadinhas” de linhas até rebuscadas construções.

Para as salas de desenvolvimento que trabalham coleções femininas e masculinas em alinhamento, o design de lavanderia propondo efeitos de reserva na área da braguilha, marcas de botões ocultos por efeitos 3D ou mesmo avol nas bordas representam artifícios com apelo unissex. Da mesma forma, a logotipia dos anos 90, motiva o posicionamento de pequenas etiquetas na mesma localização do jeans. Já para os fits ajustados do mix feminino, uma boa sacada é variar o design da área com recortes inclinados ou em “J” sem rebatimento ou com vivos embutidos.

Mas até aí falamos dos formatos mais discretos da construção. Para os modelos de jeans mais relaxados e formatos mais corajosas do mix feminino, temos as braguilhas retorcidas em declínio, os formatos abotoados valorizados por interferências cut-off, os transpassados e curvos, podendo ou não mesclar diferentes estilos de botões flexíveis em um mesmo fechamento.

Já no menswear, o ideal é investir em minúcias sutis, como recortes transversais no limite entre o cós e a tradicional costura em j. Também as clássicas costurinhas “fujonas” quebrando a monotonia do desenho convencional. Reforços de rebites nas modelagens mais longas do gancho retomam esse mix.

Porém, um dos detalhes mais invisíveis e ao mesmo tempo mais efetivos que são colocados para esse publico, é a inclusão de uma pence no espaço central da braguilha, corrigindo possíveis distorções no fechamento, prevenindo a inconveniência do alargamento na extremidade da construção e, consequente, exposição do fecho.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora