Do utilitário ao vintage: Inspirações com macacões longos nas coleções

Das peças-chave que se vestem com a linguagem do índigo nas estações, o macacão denim utilitário talvez seja o visual que melhor concilia o discurso mãos-a-obra com o direito ao ócio. É muito fácil mudar o sentido da peça, indo de um extremo ao outro no look. E é justamente essa versatilidade, capaz de responder tão bem ao espírito do nosso tempo, que tem elevado o status do modelo nas coleções na temporada de Inverno 2020.

O visual utilitário, oversized e não lavado, foi a fisionomia que mais se destacou nas feiras internacionais Premium e Panorama na estação mencionada. Também foi citado no catwalk por marcas fiéis ao lifestyle denim, como House of Holland e Chloé. Nestes moldes, o macacão longo aparece na versão entrepernas reto, longo e tubular, ou nas variações baggy e pantalona. Importante destacar que, quanto mais ampla a versão do macacão, maior o seu potencial para figurar como key item unissex nas coleções.

A vista frontal com bolsos planos ou em construção fole, na temporada de Inverno 2020, vai destacar bastante o formato ou mesmo o posicionamento do bolso canguru. O mix de tecidos também é uma interferência importante, assim como as variações da peça nos tons verde militar e no visual elegante do white denim.

Esta é uma peça versátil, que veste desde o perfil teenager ao da mulher madura em produção fashionista, para ocasião social. É indicado também para o target masculino alternativo. E ainda pode ser aquele modelo que veste tanto “o namorado, quanto à namorada”, literalmente. Um apelo atemporal, que soa muito bem em tempos onde a sustentabilidade é um pré-requisito.

Outra fisionomia que está emergindo nas coleções, especialmente no e-commerce – é o macacão aviador, estilo piloto de avião. Best-seller da Zara, este tem um argumento mais voltado para modernidade, aparecendo em lavagens claras e versões coloridas, com bolsos faca laterais marcados por pespontos arredondados na vista externa.

Para as marcas cujo perfil romântico não permite a introdução do look estruturado e rígido do macacão denim utilitário em versão amplo, ou para aquelas que trabalham regiões com clima mais quente, sugerimos o formato utilitário interpretado no entrepernas slim e flare. Há ainda as variações da peça com perfume vintage, caracterizadas pelo entrepernas pantalona, alça em formato “V” profundo ou mesmo busto em formato de bojo.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora