É hora de valorizar o cerzido sustentável

Em tempos de consumo consciente onde muitas vezes o fast fashion com sua roupa descartável, que muda de estação para estação – torna-se impraticável, onde a preocupação com o meio ambiente e com o bolso é quesito fundamental para a moda, a técnica de cerzidos parece uma boa solução para o mercado jeanswear.


Os cerzidos normalmente costuras realizadas em peças já desgastadas com o tempo, mas que não vão para o lixo, seja pelo apego, seja pelo dinheiro, seja porque é um clássico que ultrapassa gerações, vêm de encontro à esse grande momento que o mundo fashion vem passando. Técnica da vovó ou da mãe que precisa remendar o uniforme de escola surrado do filho, ela pode ser conquistada em lavanderia através de efeitos naturais e exclusivos. Quanto mais exclusivo, melhor – como se a peça tivesse realmente sido costurada em casa depois de anos de uso. Tal beneficiamento continua em alta e, por isso, reservamos um espaço especial para ele com tendências para o Inverno 2017.


Há opções para todos os gostos e estilos: remendos com fundos diferentes, com desfiados ou pespontões que podem ser aplicados no mesmo tom da peça. Há ainda os modelos enviesados ou geométricos que formam desenhos diferenciados com linhas e ranhuras. E, que tal remendar um grande espaço da calça mesclando lavagens contrastantes e linhas coloridas juntamente com rasgos?


Já a principal combinação que se sobressai em qualquer segmento são os puídos e cerzidos em pontos localizados ou colocados de forma aleatória e iluminados por manchas esbranquiçadas ou amareladas. O interessante aqui é retalhar toda a peça em pequenas partes por toda a perna da calça. Os cerzidos também podem conferir texturas diferentes com costuras marcantes em variados formatos tanto no denim quanto na sarja sugerindo um aspecto mais agressivo. Os patches, queridinhos em qualquer marca jeanswear acompanham remendos e puídos em um jogo de “retalhos” super criativo. Ideias simples e que modificam e incrementam o mercado jeanswear.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!