Efeito blackout nas coleções de jeans

A ideia inicial deste texto, foi dissertar visualmente sobre um item muitíssimo importante no mix Inverno 2019: o jeans black. Acontece que durante o garimpo e das observações, o texto seguiu por um novo rumo. A motivação foi o verdadeiro “blackout” de peças criativas, diversificadas e key itens, que tingem as araras do varejo de preto.

As novidades que estão posicionadas em lugar de destaque são os verdadeiros chamarizes da estação. Saias com fechos, macacões longos, jaquetas, vestidos e calças. A temporada intensifica a força de peças como: skinny, mom fit, pantacourts, cropped flares e até modelos de clochard. Um tipo de sortimento que reflete no imaginário coletivo, e está muito avido para um look total black, moderno e estruturado. Quanto ao queridinho de todas as temporadas, o índigo, podemos dizer que está tão neutro quanto, assim como moderno e democrático. Então, vamos as descrições:

Iniciando pela calça, o próprio tingimento incide um apelo comercial sobre o fit. As marcas trazem mais inspirações, como o planejamento de detalhes que permitem a inclusão e o destaque de aviamentos e acessórios modernos na peça. Temos a skinny de cintura alta da Topshop, inteiramente afivelada na lateral, e ao longo da pesquisa, encontramos calças pontuadas por puxadores de argolas e ilhoses, seguindo a mesma lógica.  Os estilos pairam entre humor urbano, life style apressado e murmurinhos ligados a status e modernidade.

Falando sobre pedrarias, encontramos termocolares e até estampas de caracteres seguindo a lógica “tom sur tom”. Uma estética que induz a leitura final das peças, para o brilho da balada e a linguagem streetwear. Portanto, as reservas seguem os estilos mais joviais do segmento, mas sem esquecer nenhum perfil de consumo. A tendência “side stripes” também já mostrou as caras, do glamour vaidoso da listra phytom com oncinha, ao viés esportivo da tendência Athleisure.

Pela lista de aplicações para a de efeitos ligados à linguagem denim temos o “fringed”, uma espécie de puído que cria franjas nas bordas, bem como perfurações. A expertise do seguimento impera como o principal design da estação, onde encontramos os argumentos para conquistar o público apaixonado pelo jeans, gerações mais maduras, e consumidores mais aventureiros. O mesmo vale para o ripped, e os devorês com tramas negras aparentes.

Sobre as peças-chave da cartela, a minissaia reta é o ponto alto da estação – aparece em cortes sequinhos das coleções em estilo cargo, partida por zíper de metal, em formato envelope abotoado na lateral, estruturada com recortes, resinada, reta com bolso canguru, e até midi lembrando calça cortada e reaproveitada.

Temos também a jaqueta essencial: numerosa nas coleções femininas e masculinas. E por fim, toda sorte de itens utilitários – cargos, macacões borracheiros, e até parkas, que podem ser pensados para diversificar este mix para todos os tipos de corpos, estilos e ocasiões.

No Inverno 2019, o denim black deixou de lado o sentido de básico nas coleções. Com o “efeito blackout”, apoderou-se do valor de peça desejo, key item, e investimento de moda legítimo para os consumidores. Nossa galeria inspiracional reúne peças do varejo internacional, e-commerce e lookbooks para visualização do look como um todo. Confira!

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora