Efeito fashion dos puídos, perfurados e devorês no Verão 2020

Franjas, desfiados e tramas aparentes. O segmento jeanswear descobriu que todos esses efeitos podem ser usados tanto no inverno quanto no verão. Na temporada de calor, comunica brisa, respiro, pegada artesanal e até formar padrões. Já no frio, transmite sensação térmica pela associação dos efeitos com a textura da pele – o que chamamos denim fur.

Mas o tema aqui é o Verão 2020 e nele é o emprego experimental destas customizações que vai protagonizar o valor de moda de muitas peças-chave da temporada. Calças com tiras verticais de denim aplicadas no entrepernas, farão uma alusão ao reaproveitamento no chão de fábrica e ao mesmo tempo irão criar listras através das texturas provocadas pelo desfiado da lavagem.

É uma personalização ideal para figurar no menswear, mas que também emerge em modelos de blusas cropped femininas. Outras soluções mais automatizadas também serão destaque, como machucados aplicados no sentido do urdume criando riscas de giz: ideal para atualizar bermudas, peças que conciliam look alfaiataria com pegada sporty, ou mesmo para diferenciação do jeans com tonalidades de azul mais intensas.

O puído que chega à uma leitura semelhante ao frayed ou à pele, também é destaque no jeans feminino com perfil romântico, onde ganha status de enfeite e pode até ser combinado com bordados. Nesses moldes, ele vai optar pelo mix mais claro do segmento, onde vai figurar no formato vaidoso de listras desfiadas verticais (side stripes), no efeito delicado de contornos na borda do cós, ou bolsos – traseiros ou frontais. O denim desfiado também está presente nos remendos formados por diferentes tonalidades de índigo, chamando mais atenção para as peças que mencionam a estética upcycle.

Já os devorês serão o ponto alto das bainhas fashionistas, com frequência sugerindo o apelo de uma peça prestes a se desfazer. Nesses moldes, vai constar tanto em itens com discurso essencial, como a bermuda ciclista feminina, quanto no jeans estilo resgate de brechó, onde pode assumir o formato diamante assegurado por pespontos.

Perfurados, patchwork, quadriculados e até ziguezagues de textura formados pelo laser ou pelo efeito da lavagem constam também nesta lista de personalizações da temporada, os quais vão se destacar como argumento principal até mesmo de peças especiais, como o macacão branquinho chique da estação.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora