Estilos de frayed para embelezar o denim do inverno ao verão

Nas laterais do jeans, nos contornos das costuras, nas barras mais fashionistas ou mesmo nas emendas de palas. O segmento JeansWear não cansou do balaço do visual “frayed”, representado pelas franjas, tampouco esgotou seu irrecusável apelo comercial. Ao invés disso, ampliou seu estilo para atender públicos diversificados: look upcycle, visual western, jeitão boho e pegada trendy. Todas essas variações constam – alternando entre uma ou outra ênfase entre as estações.

Entre as variações mais conceituais – e também mais decorativas, constam as franjas picotadas que conciliam a linguagem artesanal com uma solução industrial. No e-commerce ela pode ser vista embutida nas palas frontais e traseiras de jaquetas, e nas costuras externas do entrepernas do jeans. Estas, em alguns momentos, vão lembrar o estilo da indumentária aborígene, pelo volume criado nas laterais. Pouco sutis, e com forte efeito para a feminilidade, este estilo de frayed vem sendo interpretado tanto em recortes a laser no denim, quanto em aviamentos de correntes aplicadas às peças.

Em uma linguagem mais sutil e próxima ao vintage, temos o frayed desfiado, onde as tramas do denim lembram pele aplicada. O efeito felpudo é mais curtinho, e intencionalmente “desconectado” nas laterais. Este estilo é um dos que mais tem girado no e-commerce, por não descaracterizar o apelo repetível das peças que pontua. Bordas superiores do cós, linhas de palas de calças, contornos de bolsos, e toda sorte de junção de tecidos e recortes são a oportunidade para inclusão do efeito. As peças que apresentam o efeito, com frequência também o conciliam com o discurso de reaproveitamento dos patches e da estética upcycle: quase sempre em lavagens claras, com aspecto used.

Nas bainhas fashionistas, o frayed continua em alta fazendo um chamado ao público estilo “louca por sapatos”. Nele, além do look trama desmanchada e urdumes aparentes completando o comprimento das peças, emergem alguns aviamentos pensados para diversificar o mesmo efeito. Entre eles, as plumas coloridas, as franjas de strass, estilo tapeçaria ou de cordões sintéticos em metro. Lembrando que as plumas devem ser ponderadas pelo julgamento do consumidor final; as soluções industriais, decorativas, são uma oportunidade descomplicada para embelezar desde os tornozelos, até as jaquetas e minissaias da consumidora de jeans nacional.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora