Ideias para interpretar a saia denim com pegada de luxo nas coleções

Feminilidade. Nas coleções femininas, ela deve ser sempre uma inspiração. E quando se trata de Brasil, cada região tem seu modo de manifestar essa característica no look. Algumas regiões apostam mais em produções arejadas com jeitão de brisa, recorrendo a saias em tecidos leves. Outras preferem a estrutura urbana de formatos curtos e encorpados. E há ainda, as que optem pelo balanço dos comprimentos longos, rodados e esbeltos. Por isso, assumindo nossa identidade mais vaidosa, reunimos uma seleção de saias denim com visual completamente distinto do essencial, para agregar repertório às coleções das marcas que desejam apostar forte na peça, como estratégia para compra movida por impulso na temporada de Verão 2020.

Salientamos que a estação está receptiva aos modelos mais rebuscados e relacionados ao visual luxo, ainda que mantenha sua linguagem street e sporty. Por isso, a variedade de modelagens e comprimentos é grande. Tanto nas feiras quanto no e-comerce, temos modelos godê, com cós reto ou clochard – em comprimentos curtos, midi e longos. Há também silhuetas sereia e evasê com abotoamento frontal.

O look upcycle é um dos mais direcionais para todas as formas, influenciando construções formadas por patches, formatos retorcidos e elementos franjados – como babados, cós, cintura clochard ou tiras de amarração – atuando como informação de moda principal. Ainda há a influência do streetwear, que inclui nos modelos mais rodados e leves estampas lembrando grafite, misturas sporty com neopren, e cadarços com listras laterais seguindo a tendência “side stripes”.

A assimetria é também uma característica que está se fazendo presente nos mais diversos comprimentos e shapes. Nas peças curtas, agrega visual alta moda, como no exemplar da Miu Mil, onde a minissaia ostenta um maxi-laço lateral. Um visual que lembra roupa de festa e foi levado para a linguagem denim, que apresentamos como referencial para inspirar os criadores a se distanciar do desenho de saia familiar. Ideal para vestir a consumidora que respira o lifestyle cidade, em um look comunicativo do evento social ao contexto balada.

Já a bainha de bicos, outra tendência forte, é a jogada para eliminar vestígios de romantismo nos formatos longos de chambray, substituindo por falas e atitudes contemporâneas. E embora o mercado apresente mais opções do que as abordadas, como o modelo envelope e a saia black, sublinhamos os formatos aqui mencionados como os mais pertinentes para trabalhar a relação da peça com o status de luxo ou peça-chave de estimação com valor atemporal.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora