KingPins: Reações ao streetwear que vão definir os temas do Inverno 2021

Após tantas temporadas de protagonismo da moda esportiva e streetwear nas ruas, a temporada de Inverno 2021 prevê um retorno da indumentária inteligente, rebuscada e do individualismo. A longa trajetória streetwear tende a se desdobrar em quatro temas, baseados em diferentes reações.

Alguns vão mudar de direção no estilo, e encontrar na alfaiataria sentido de roupa descompromissada. Outros vão evoluir seu apego à moda de rua, reverenciando modelos específicos de marcas, que foram populares em momentos marcantes de suas vidas.

A sustentabilidade, por sua vez, irá ganhar falas de status e construir um novo conceito de luxo nas coleções. E da realidade das ruas do mundo, as mudanças climáticas vão motivar a estética do enfrentamento pela tecnologia e as construções inteligentes e funcionais.

Estas foram às principais tendências apontadas pela Kingpins Amsterdam, feira realizada nos últimos dias 10 e 11 de abril, tanto em peças expostas quanto em painéis direcionais. Aos nossos leitores, apresentamos uma síntese dos quatro temas direcionais colocados no evento.

Business Casual

O “Business Casual” tem inspiração no look profissional em uma vibração mais casual. É um reflexo de como o mercado de luxo está se reinventando através da sustentabilidade e do design acessível, através das misturas com alfaiataria sofisticada. É onde temos o retorno dos looks inteligentes, traçando um caminho oposto às produções com tênis que tanto inundaram as outras estações. Blazers macios e bem cortados, formações de conjuntos de ternos casuais, peças utilitárias com visual clean e quadriculado de alfaiataria serão produções chave.

Aqui, temos uma pegada streetwear que vai além da demografia da juventude, concebida em um visual que pretende atrair um mercado bem mais amplo. Beges, neutros e matizes vegetais oferecem uma paleta sem esforço para um modo de vestir baseado em looks de tonalidades, enquanto aparições de neon mint, azuis médios, formações de vermelho e indigo e azuis gelados vão se conectar com o consumidor minimalista.

Para o segmento feminino, teremos silhuetas impulsionadas pela cultura do Instagram, repleta de volumes exagerados, cinturas apertadas e bolsos sofisticados refinando o look. Já no jeanswear, será possível identificar muitas assimetrias e combinações com ombros poderosos, agregando uma interpretação moderna à pegada oitentista.

Casacos de alfaiataria, como trench coats, vão assumir estilos híbridos, apropriando-se de referências dos modelos de couro e dos itens geralmente confeccionados em denim. Materiais precisos e enfeites com visual de pérola serão aspectos chave para os aviamentos, encarregados de acrescentar uma leitura especial para a nova versão das roupas clássicas.

American Realism

American Realism (realismo americano, em tradução livre) é o uniforme da cultura jovem. Nele, os consumidores da Geração Z vão enfatizar um novo ângulo da classe trabalhadora pelo mix com referências das marcas de skate dos anos 80 e 90, retomando equipamentos de proteção e itens nostálgicos que seus pais vestiram a algumas década atrás.

Este é o mix que irá vestir a geração que cresceu sobre perturbações políticas, assistindo o terrorismo e as crises de imigração, e que anseia por corrigir os equívocos realizados colocando à prova aquilo que realmente são. No visual, a estética vai orbitar ao redor do “boom dos básicos”, enfatizando silhuetas quadradas, jaquetas bomber e camadas protetivas. O vintage recente, ou itens em denim coordenáveis com looks em versões menos manchadas e mais sólidas são importantes.

Cores tradicionais do workwear, como os tons terrosos, são contrastados com violeta e verde jade em versões oitentistas. Amarelo cintilante, vermelho e azul com costuras brancas também estão neste mix. Detalhes utilitários como bolsos cargo, blusas oversized e acabamentos inspirados no clássico stonewash trazem referências provenientes do universo do skate.

Jaquetas com “jeitão” de roupa emprestada do pai e atualizada com estampas cafonas ou nerds, bem como o padrão camuflado, em desenhos realistas lembrando musgos e carvalhos em formato digital o representam. As aplicações têm um propósito funcional, por isso neste tema o destaque são as fitas refletivas, os botões de pressão, além dos metais e argolas estrategicamente colocados. Laranja com detalhe sinalizador também é uma característica forte nos casacos.

Polar Performance

As mudanças climáticas começam a afetar o mercado das roupas em uma importante direção. O Polar Performance (performance polar, em tradução livre) é uma história que se inspira justamente na previsão do tempo, com tecidos tecnológicos incorporando uma nostalgia recente. Neste tópico, o denim que suporta músculos trabalhados é colocado à prova, seja proporcionando o isolamento térmico ou agindo como quebra vento, além de muita cor.

A tendência incorpora os consumidores da Geração Z e Millenials apaixonados pela moda dos anos 80 e pelo final dos anos 2000. A indumentária do esqui e a estética geralmente atribuída ao neoprene são fontes de inspiração. As camadas base têm um visual de segunda pele arquitetado para aprimorar a leitura dos contornos do corpo. O denim é misturado com malhas caneladas e se torna material chave para criar texturas com visual de pele, oferecendo ao mercado uma alternativa “cruelty-free”.

Construções utilitárias permanecem importantes, com zíperes, costuras em destaque e bolsos cargo proeminentes. A paleta de cores gira entorno dos azuis polares, roxos em cartela retrô, azuis silenciosos e cinzas planos definindo os tons. No visual bleached, azuis falhados são adquiridos por métodos de laser sustentável. Acabamentos tie-dye vão insinuar o visual de paisagens e o aspecto do gelo craquelado. Os tecidos lembram materiais da NASA, sendo tão funcionais quanto estilosos.

Superfan

O Superfan representa o que acontece quando a cultura do streetwear se torna popular. Neste tema, o consumidor mostra-se um aficcionado e conhecedor do mesmo. A chave para interpretar esta história trendy é olhar para os arquivos das marcas e coleções recentes da mesma forma que o consumidor da Geração Z os interpreta.

O nicho irá lançar um olhar especial para os arquivos esquecidos das marcas e coletar itens definitivos para o futuro das coleções de moda. São consumidores que desejam uma roupa específica de uma coleção de cinco anos atrás, por exemplo. Aqui, predomina-se uma espécie de curadoria de roupas de segunda mão.

O tema leva em consideração esses momentos do streetwear e sublinham no visual o denim adornado com imagens de spray, detalhes de personalidades e edições limitadas de marcas. Itens que soam como relíquias e marcaram momentos importantes do tempo representam roupas especiais.

Uma paleta de cores excêntrica de marrons escuros e aparições incisivas de verdes clássicos e orquídea são otimizados pelo Instagram e motivados pela individualidade. Camadas ecléticas, cores, texturas e marcas em alta e gêneros de roupas específicos são os pontos mais fortes. Destaque também para a pegada bohemia do padrão paisley, o forte mix de estampas e a ênfase patches. Aviamentos também sofrem a curadoria, então vale olhar para botões ou metais que fizeram sucesso em uma determinada época ou coleção.

Fundamentando todas essas temáticas, temos a ênfase no veganismo e em toda sorte de selos “cruelty free”. Também a alta da moda sem gênero, que aumenta o apelo funcional das roupas para além de um determinado público. Para o jeanswear, importante atentar para a retomada dos fits soltos, do workwear e dos bolsos cada vez mais engenhosos.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 9834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo!

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nosso material exclusivo.

Assine Agora