O apelo fashion e utilitário dos macacões longos

Uma peça-chave com visual enraizado na história da moda, de uma hora para outra, consegue assumir uma estética renovadora sem perder seu sentido original. É o caso dos macacões denim longos. O consumidor de moda redescobriu no item, a experiência positiva de vestir uma roupa protetiva e utilitária – com efeito fashion imediato – e a associou a uma espécie de blindagem necessária para o lifestyle atual. Incertezas, urgência, intempéries, são imposições colocadas pelo espírito do nosso tempo que parecem ser minimizadas pelo estilo da peça.

Os designers, atentos à essa movimentação, vem enfatizando o macacão denim nas coleções, tanto na temporada de Verão quanto Inverno 2020, sublinhando suas características utilitárias até as últimas consequências. Com isso, o formato que mais vemos corresponde à versão longa, estilo borracheiro, com mangas, abotoamento frontal, e entrepernas relaxado. Nos momentos em que o overall retoma seu look clássico com alças, compensa seu clima de despojamento com bolsos em formatos quadrados e lapelas retangulares volumosas ou muito bem marcadas por pespontos contrastantes.

Nas coleções femininas, o macacão longo é ofertado com acessório do cinto na mesma lavagem, quando segue a fisionomia da camisa embutida na parte superior. E dessa forma, abotoamentos e amarrações permitem diversos modos de uso: em versões provocantes com decote profundo, dadas pela abertura do fecho ou botões; na elegância da cintura estilo clochard, proporcionada pelas amarrações na cintura; ou no visual icônico unissex, solto e relaxado.

O macacão denim também pode ganhar versões provocantes pela exposição de ombros e costas, e versões resinadas. Nas lavagens mais claras, reservadas para o publico romântico, pode ganhar acabamentos com reserva, ombros circulares, manga japonesa ou ainda destacar bolsos em formato canguru na vista frontal. Também pode variar para apresentações coloridas em tonalidades macias de rosa, verde militar e azul.

Já nos aspectos onde o índigo é mais estruturado, o macacão vai optar pela a informação volume, levando o utilitarismo levado até as ultimas consequências como estratégia para comunicar coragem e enfrentamento.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora