O pertencimento e a superação na moda utilitária

Desde que a moda jeanswear passou a olhar para o modo de vestir “sem gênero” como uma intersecção para a o estilo atemporal, bolsos de colocação baixa, lapelas e visual carpinteiro retomaram seus espaços nas araras do setor. Liberdade e pertencimento para qualquer desafio, contexto ou situação.

Esta é a mensagem que está distribuída nos múltiplos bolsos que refletem a tendência utilitária no segmento denim. Logo, para o Inverno 2020, esta será uma das referências mais válidas para inspirar marcas urbanas que trabalham coleções femininas e masculinas alinhadas em seus respectivos temas e inspirações.

No segmento feminino, o visual utilitário vai além do outerwear e influencia bastante vestidos mais construídos, acinturados ou soltos, em comprimento midi. Preferencialmente abotoados, esses modelos são apresentados em duas versões: fechados, e abertos como um casaco leve. Aí consta seu maior apelo comercial: a oferta de mais de um modo de vestir em um mesmo item.

Outra peça especial do mix feminino que sofre atualização utilitária na temporada de frio é o macacão longo. Marcas como Citizens of Humanity, investiram na peça com entrepernas pantalona e bolsos planos na parte superior. Há também os combos de marcas como Wrangler, que realizam revival de seus próprios clássicos, apostando no desenho funcional da estética utilitária, caracterizados pela lavagem dry e os bolsos de colocação baixa em formatos quadrados. Saias evasé, midi e casacos longos estilo sobretudo, na temporada, também são formatos potencialmente comerciais.

Diversas marcas estão ofertado esses itens, coordenados com modelos de meia-estação em um visual que dialoga tanto com a moça jovem em idade de conquistas profissionais, quanto a mulher madura já profissionalmente realizada. E-commerces também estão sublinhando esse mix através de editoriais. Veja bem, esse é um visual que, no segmento feminino, ganha um tom de alinhamento, modernidade e empoderamento.

Em ambos os gêneros, a tendência da estética utilitária vai marcar principalmente o desenho dos casacos, motivar a oferta de estilos de calça cargo, e a formação em combos. O jeans com visual não lavado – com bolsos planos e entrepernas recortados, representam uma oferta desejo. E no segmento masculino, vai ganhar novos elementos, como aspecto amassado, detalhes refletivos, versões listradas e modelos com uma pegada upcycle.

Moderadamente, emergem também nas coleções as oferta de peças com tendência utilitária em acabamentos mais variados. Nas araras femininas, versões coloridas, macias e estampadas de calças cargo e paper short com apelo romântico, cartela rosada e bolsos planos. Já nas masculinas, lavagens manchadas e opções tie-dye permeadas de bolsos – do outerwear à fusão com a jogger.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora