O mix denim inesperado que está tomando conta das coleções

Acessório, pela definição do dicionário, trata-se de um item decorativo usado para enfeitar o vestuário de uma pessoa. Mas para o mercado denim, tem sentido muito maior. Trata-se de um dos argumentos mais convincentes para agregar valor a uma coleção. E quando apresentados em formato diversificado, mantendo a regularidade da oferta, são também excelentes estratégias para elevar o valor de uma marca.

Então vamos redefinir o que é um acessório segundo a visão do universo denim: um item de moda geralmente fabricado em outros segmentos, cuja matéria prima habitual seja alheia ao visual índigo lavado, e que inesperadamente assuma um visual denim. Diferentes da versão do dicionário, uma vez concebidos, não assumem papel de mero enfeite. Mas passam a ser vistos pelo consumidor como um investimento de moda atemporal, graças ao legado histórico intrínseco ao visual adquirido.

Feitas as colocações, seguimos para uma análise do que o Verão 2020 está destacando no mix de acessórios nas coleções regulares de jeanswear. Uma das manias mais sublinhadas é o retorno das “bum bags” – as duvidosas pochetes, que tanto foram difamadas pela moda. Instagramers, guias de estilo de e-commerce, e marcas internacionais tem as sugerido nas feiras; colocadas desta vez, de modo transversal no look. E na estética assumida, as investidas de estilo são corajosas: bordados étnicos, franjas de correntes, ilustram o desprendimento que o acessório vem adotando.

Além das pochetes, marcas renomadas do jeanswear têm ampliado cada vez mais o mix de bolsas estilo sacola de compras, e mini-mochilas. Como exemplo, temos a Guess e Desigual, que destacam apresentações bordadas e trabalhadas por patches destes modelos. E a alta moda não fica para trás, interpretando modelos sociais de correntes seguindo a mesma linguagem. Essas opções são colocadas no e-commerce em destaque, junto à escarpins, sandálias, e sneakers lavados. Lembrando que as versões denim destes sapatos foram mencionadas nos desfiles de Verão 2019 de Miu Miu, Natasha Zinko e Isabel Marant, e bastante enfatizadas nos estandes internacionais dos eventos ligados ao setor.

O menswear, por sua vez, além da pochete e bolsa de viagem, revela entre as peças mais buscadas do varejo digital o boné de basquete. Um visual que foi apontado inicialmente no desfile de Emporio Armani em modo unissex. Guess, Zalando e Urban Outfitters são alguns nomes relevantes que apostaram no item, e já começam a ampliar a linha de bonés para outras escolhas como boinas e chapéus fedora.

A busca por acessórios inspiradores trouxe também a opção de jóias e até óculos revestidos no material. Identificar o perfil do consumidor é o primeiro passo para acertar a oferta de peças no mix denim desenvolvido. O perfil é o estilo mulherão? Então bijuterias e sandálias de salto bordadas são uma boa escolha. A consumidora tem atitude madura? Então bicos finos e escarpins clássicos podem ser atualizados pelo visual. O target é a menina teenager? Rasteiras com patches não de funcionar. Menswear descolado? Toda sorte de chapéus e tênis são recomendados. Beachwear chic? Ideal para usar pochetes enfeitadas.

Do óculos de sol ao sapato, do brinco à indispensável bolsa de todos os dias, reunimos uma galeria contemplando redes sociais, e-commerce, feiras internacionais e varejo.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

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