O papel estético do pormenor no mercado latino

Detalhes bem feitos fazem toda diferença no momento de agregar valor a uma roupa, isso é incontestável. No entanto, a forma de ser detalhista no modo de vestir muda bastante de acordo com a localização geográfica. Se na Europa os pormenores acrescentam discurso de qualidade com sutileza e discrição, no continente sul americano eles são mais extrovertidos, mais coloridos, e não se conformam em constar apenas no sigilo de forros e costuras internas. Detalhes, na verdade são planejados para somar valor estético, e agradar um perfil de consumidor que quer visual diferenciado.

Esse “sketchbook” de minúcias com astral latino para o Verão 2020, faz então um chamado à detalhes mais vaidosos. Entre eles, efeitos metalizados espatulados em bainhas, charminho frayed marcando costuras, e pespontos emaranhados formando texturas verticais. Este último, um interessante elemento de renovação para a tendência side stripes.

Aviamentos com brilho, que talvez não funcionem em outros mercados, ganham contexto para comunicar alegria justamente pelo seu formato de enfeite. Para as marcas que adotam o Gipsy, o look hippie, ou estilo bohemian; trata-se de uma sacada fashion interessante para renovar desenhos geralmente interpretados em bordados. Também os metais que se inspiram no formato de lantejoulas, são um argumento visual interessante, para oferecer um toque latino nas peças em um material mais durável.

Nos jeans mais escuros, que talvez não sejam o foco brasileiro mas são uma preferência maior no mercado do Peru, Colômbia, e México; o desenho dos pespontos ganha importância maior graças ao contraste com o acabamento. Portanto braguetas com desenhos diferenciados, jogadinhas de filigranas, e desvios inesperados de costuras são elementos importantes para pontuar as peças mais urbanas e discretas. São também, artifícios planejados em alinhamento com engenhosas aberturas de bolsos-relógio, e recortes de bolsos americanos.

Barras fashionistas formuladas para calças flare e cropped, pedem também por um look mais decorativo; como bordas debruadas no avesso, estampas a laser, e fendas circulares laterais. E lembrando que estamos falando de um público cujas preferências se inclinam para peças mais trabalhadas, o Verão 2020 representa o momento certo para investir em patches, remendos, rasgos com tramas “escabeladas” e cerzidos cumprindo papel de adorno desejo da estação. Seja pela leitura de um trabalho artesanal, ou industrial.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora