O retorno subversivo dos rabiscos | Guia JeansWear

O retorno subversivo dos rabiscos

A arte marginal por convicção: o grafitti. Aquela que nasceu do rompante desmedido em comunicar. Vez em quando ela invade o segmento denim, quase sempre escolhendo o jeans rasgado e batido com a intenção de confrontar. Mas no Verão 2020 a linguagem vai ser retomada com o objetivo de soltar o verbo e ir além, reagindo ao decorativismo dos bordados industriais das estações anteriores. Rabiscos e desenhos com jeitão desbocado de pichação vão ousar transformar entre outras peças, justamente aquela calça branca “fina”, que figura toda estação de calor como escolha de moda elegante.

E ela vai trazer desenhos riscados sem medo, contrastando o branco incólume com o preto convicto. Desde paisagens bem representadas; até garranchos incitando poder, afronta e agressividade entre palavras de amor e amizade. Também vai mostrar que seu público é uma geração mais antiga, resgatando desenhos de personagens como marinheiro Popeye. Junto com essas mensagens, poderão constar números estilo hip hop, pets, coroas e hashtags. É a nova versão do branquinho desejo de verão, que além de vestir o target mais novo traz o manequim certo para vestir a geração dos jovens de espírito. Um público mais velho, ligado à falas de status, que conserva a atitude irreverente e postura criativa. E faz muita questão de comunicar isso no visual. Apostando no look excêntrico da roqueira(o) madura(o), empoderada(o), com calças riscadas, camisetas de banda, ou caligrafias de afronta.

Os índigos também vão servir de base para a linguagem. Porém nele, os rabiscos ganharão um tom mais carismático e bem humorado. Entre rasgos e visual batido; os desenhos vão ser aplicados com tinta branca nas versões mais escuras, e manterão o look entintado de nanquim black nas áreas mais claras dos acabamentos manchados. Entre letras cursivas e tipográficas, teremos corações, nuvens, assinaturas, diamantes, olhos, planetas e até pizzas voadoras. Todas aquelas imagens que os adolescentes amam desenhar nos momentos de distração e pensamento livre. Incluindo verdadeiras questões existenciais preenchendo todo um lado do entrepernas. Esse é o jeans rabiscado que vai vestir o público mais fashionista – independente da idade. Aquele que sobrepõe o carisma às mensagens de status.

Quando a linguagem do risco e rabisco subir para o topo do look, aí ela ainda vai mostrar resquícios do decorativismo. Vai trazer desenhos caprichosos e ricos, com acabamento ligeiramente falhado. Mandalas, teias de sonhos, florais e bosques mágicos. Todos, serão motivos para preencher palas traseiras com elaborados desenhos. Mais caprichosos, ainda assim vão manter o visual assinatura individual; preservado na leitura aquela idéia deum desenho criado pelo próprio usuário da peça.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear

(Visited 177 times, 1 visits today)

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora