Oito tendências denim evidenciadas na feira Texworld em Paris

Em um futuro muito próximo, o denim será uma escolha de moda relacionada à tecnologia e performance. Sustentabilidade, esta talvez nem se mencione, já que será pré-requisito e não valor ou diferencial. E quem sabe, não sejam as modelagens as principais informações de um tag mas sim sua composição, atrelada às funções que vão além do vestir.

E serão as misturas, a biotecnologia e mesmo a mania de reciclagem as grandes responsáveis por esses caminhos. Vestir um bom jeans que tenha as qualidades refrescantes da menta ou que esteja apto a alternar-se entre conforto de inverno e verão, já são algumas realidades do mercado que atestam esses rumos.

Lançando um olhar criativo acerca das feiras globais que trazem essas tendências de moda na trama e no fio, rastreamos entre os lançamentos da edição de Inverno 2021 da parisiense Texworld, que aconteceu em setembro, testemunhos desta nova configuração do mercado.

Foram mais de 1.850 visitantes reunidos no Le Bourget em Paris – local onde área reservada ao denim agrupou cerca de 80 fabricantes especializados no setor. Tramar novas qualidades, criar misturas inteligentes, este foi o grande tópico dos produtos. Confira abaixo os oito produtos em destaque da área reservada ao denim, que vão contribuir para inspirar essas mudanças no setor.

Grafeno

Preste atenção neste material, considerado o superlativo da moda. O grafeno, uma forma de carbono, é considerado o material mais resistente, forte e leve que existe, e também pode agir como um filtro entre o corpo e o ambiente externo colaborando para manter a temperatura ideal.

Já anunciado na ITMA o ano passado, de acordo com a Texworld o componente está iniciando sua saga de transformações no universo azul. A Expertex lançou em seu sortimento uma versão denim com o material na composição, juntamente com outros produtos envolvendo misturas com cânhamo, poliéster reciclado e algodão com BCI.

Denim antibacteriano

Expertex, estreante neste edição, lançou uma série de denims feitos com componentes inovadores como menta e raízes de isatis – ambas dotadas de propriedades antibacterianas.

Propriedades térmicas

Deyao lançou o Sorbetek 360, um denim com propriedades termo reguláveis, capaz de manter-se seco e arejado no verão, e aquecido no inverno.

Reciclagem

A fibra Repreve, da fabricante Unifi, foi um grande eco entre as coleções que se intitularam eco-friendly. Deyao, Foison Denim  a uso no formato original, e também em uma versão rebuscada, a Sorbetek, fibra também obtida a partir da reciclagem de garrafas pet mas com uma gestão mais rebuscada de suas propriedades.

Índigos alternativos

Foison Denim apresentou uma variedade de denim onde o índigo aplicado é especial em formato liquido, o que resulta em um  tingimento que reduz de menos impacto para o meio-ambiente.

Composições prontas para cor

Prevendo a alta dos coloridos, a companhia também apresentou uma série de novos tecidos com toque macio feitos com rayon, Tencel e Modal, além de denims eco-friendly usando algodão orgânico, Tencel Reciclado e Repreve (a fibra de garrafa pet). Estas composições foram expostas em uma gama de coloridos suaves.

Denim estampado

A criatividade sem fronteiras da industria da comunicação visual já está impulsionando o mercado denim. Wellbom Denim lançou uma série de estampas digitais que culminou uma série de ítens estilosos e personalizados, seguindo a requisição de cada marca ou designer em específico.

Resistência superior

Na Deyao, foi apresentado um denim especial resistente à abrasões capaz de manter seu aspecto intacto e sem rasgos mesmo após 1.200 exposições ao atrito; graças à sua composição 100% algodão BCI, GRS polyester, nylon e Spandex.

Nos demais espaços do evento, como Avantex, temas relativos à biotecnologia e biodesign aplicado à moda começaram a se esboçar com mais detalhes para o mercado. Da mesma forma o blockchain e sua influência global, validando-se como um caminho para o setor de fornecedores do mercado da moda global.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 11 2408-3282 e (11) 95735-1102.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora