Rabiscos, grafite e cartoons trazem moda de rua para coleções

Do visual rabiscado ao meme de bom dia, do respingo de tinta acidental ao grafite decorativo. Nas últimas temporadas, o perfume de liberdade da moda de rua tem tomado uma fatia importante das coleções. Não se trata de uma ou outra tendência perecível, com um formato bem definido. E sim de um sentimento de idolatro pelo próprio streetwear, que emerge no Verão 2020, e nas temporadas posteriores tende a evoluir com profundidade maior.

O resultado desse estado de espírito, que quer jogar suas falas sem indiretas sobre as roupas – tal qual um outdoor – é a presença de pensamentos rabiscados, caracteres, desenhos de personagens e estampas falhadas lembrando pinturas de muros no mix denim. Tudo sempre com uma alusão muito forte à personalização e caligrafia pessoal.

Para os rabiscos com visual de “pé-de-caderno”, são aqueles memes incitando coragem, otimismo e fuga da zona de conforto os temas principais. Jaquetas oversized e jeans vintage são as peças que mais se destacam nas coleções, por abrigar tais interferências. As frases aparecem marcadas em branco sob o denim grafite e azul bic, ou black nas cartelas índigo vintage e delavé. Os posicionamentos alternam-se entre o entrepernas, os contornos dos bolsos frontais, e as posições flutuantes lembrando estampas corridas.

Uma boa inspiração, para as salas de desenvolvimento, é a realização de uma curadoria em perfis pessoais que vistam a respectiva marca. Importante pensar que quanto mais legível a mensagem, maior é o direcionamento da peça para com o público jovem e a moda esportiva. E quanto maior a camuflagem da linguagem, no visual de padrão estampado, maior o apelo para o consumidor mais – especialmente se o acabamento for vintage.

Além dos rabiscos, o visual grafitado também é uma estética recorrente na temporada. O grafite no denim vai se desdobrar no formato tendência, em palavras gigantes ou estratégicas intromissões de spray com efeito decorativo. Listras laterais esfumadas, barras coloridas ou mesmo manchas em bolsos traseiros são exemplos. E dessa ideia do spray acidental, teremos também a presença dos respingos dialogando com toda sorte de aspecto que lembre o lado sedutor da desorganização e do caos de um grande centro urbano.

Desse imaginário coletivo que quer compartilhar e viralizar todas as suas experiências, desejos e anseios na moda de rua. Temos também a presença dos cartoons clássicos e antigos, evidenciando que as gerações mais maduras também aderem ao visual.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora