Receitas para efeitos de reservas e tonalidades denim do Inverno ao Verão

Uma das contribuições que o laser trouxe para o segmento jeanswear, foi a visão de que um jeans trabalhado, não implica necessariamente em aplicações de materiais ou trabalhos adicionais de costuras. O próprio pigmento pode funcionar muito bem, como uma espécie de “aviamento” – mais durável, mais confortável e atemporal.

Sem necessidade de metais que podem cair, ou patches que podem “deixar de ser moda” de uma estação para outra, o próprio índigo trabalhado em nuances é um artifício que além de somar à estética da peça. Ao mesmo tempo, endossa a qualidade da matéria prima e o expertise da lavagem empregada.

Do Verão ao Inverno 2020, agrupamos alguns exemplos de como trabalhar essa lógica tanto nas calças quanto jaquetas, devidamente decodificados em receitas reprodutíveis pela competente equipe da empresa catarinense Silmaq, reconhecida fornecedora de máquinas e equipamentos para a industria têxtil.

Um dos efeitos mais adotados nos modelos de inverno, decifrados pelos experts da companhia, é a listra formada pela reserva de pigmento na lateral. Já no verão, o look azul macio obtido com anel de índigo enfeitando os tornozelos das croppeds são o tópico. Em ambos, o efeito pode ser criado por processos enzimáticos como Soko Stone, máquinas frontais ou aplicação de cloro em spray para descarregamento do azul nas áreas certas, precedido da aplicação de vactogel nas áreas eleitas para concentração intensa do pigmento.

Os efeitos de reserva também são muito bem-vindos nas jaquetas, onde podem simular a sombra de um patch arrancado após o beneficiamento. A aplicação de soluções de cloro em tecnologias que reduzem o uso do ingrediente ao mínimo, como a aplicação de spray, é o método indicado para alcançar o visual acolhedor e clarinho do azul, somado à desengomagem e suavização em tambler. O trabalho e tonalidades pode ser complementado por puídos esparsos e grafitagem decorativa.

A parte das reservas de pigmento delimitadas em desenhos específicos, em ambas as estações temos um mix que explora as nuances do azul em modo irregular em toda superfície. O estilo da calça biker é uma das fisionomias que aparece bastante com esse visual, ostentando um look manchado.

Para criá-lo, o uso de processos enzimáticos com peridox e o alvejamento em lavadora são algumas das estratégias usadas apos a desengomagem. Já para a interpretação dos tons de azul variados em efeitos típicos do jeanswear, como bigodes e contornos de costuras, a indicação é o método sustentável do laser nas marcações de bigodes, e o bio polimento com enzima torpedo.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora