Referências de qualidade e manufatura consciente no interior do jeans

Existem informações de moda que são colocadas em sigilo para o consumidor, mas nem por isso passam “invisíveis” pelas estações. Até mesmo elas, seguem tendências e sofrem evoluções. Estamos falando do interior de jaquetas e calças jeans, sendo ele responsável por comunicar uma origem digna da peça.

Linhas caprichosas, cores fashionistas e forros limpos e impecáveis não são apenas toques de moda que confirmam qualidade no acabamento. Também deixam pistas de que a mão de obra responsável pela produção, descende de um ambiente digno, humano e controlado.

Por isso, em tempos onde o consumo consciente caminha lado a lado com o desejo de moda, alertamos os confeccionistas para a oportunidade de se rebuscar o interior das peças e tornar mais imediata a compreensão do consumidor de que um item de moda que ele está manuseando, tem boa procedência – antes mesmo de uma comunicação pela etiqueta made in.

A ideia de reaproveitar tecidos em forros de bolsos é sempre sustentável, mas é possível conciliar essa demanda com uma pegada fashionista. Além dos tradicionais micro florais, temos também os camuflados comunicando coragem no interior das peças. Também os listrados, padrões geralmente unânimes no estoque de qualquer confecção, estão em alta por isso é o momento de retirá-los do ócio para elevar o status das coleções de jeans.

Seguindo das tendências dos anos 80 e 90, muitas marcas estão apostando também em forros lisos estilo color blocked, nos tons laranja e amarelo ensolarado. Para sublinhar a característica conforto em uma linguagem urbana, um dos recursos mais recorrentes – especialmente nas lavagens com pegada contemporânea – consiste em substituir a etiqueta interna de patch pela serigrafia. Tamanho, fit e marca, todas as informações podem ser comunicadas desta forma.

O desejo por um jeans com performance superior, também começa a se destacar entre as comunicações importantes, com símbolos alertando para presença de um elastano tecnológico, flexibilidade em mais de um sentido além da largura ou mesmo através de caracteres marcados por embossing no interior do cós.

O consumidor consciente já sabe ler e busca essas informações. Da mesma forma temos estampas aplicadas diretamente no interior do jeans, sinalizando a manufatura consciente, através de símbolos com significados eco-friendly.

Toda essa discrição com mensagens discretas – porém diretas – são reservadas ao mix de calças, saias e shorts. Ao migrar para a parte superior do look, o fashionismo fala mais alto e então é importante pensar em estampas e detalhes que somem informações de moda no item exposto, ainda que o mesmo esteja pendurado em cabides.

Fonte: Vivian David | Foto: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora