Sherpa e veludo cotelê em evidência no Inverno

Desde que o segmento do denim tomou para si uma fatia importante do outerwear, criadores de moda do universo azul, aguardam ansiosos pela fase de pesquisa e desenvolvimento com foco na temporada de frio, vislumbrando a oportunidade de soltar a criatividade — não apenas no que diz respeito às formas, mas também nas escolhas de tecidos que envolvem misturas de materiais. Se em alguns momentos o couro, e o moletom tiveram seu ápice de afinidade com o índigo, chegou a vez das coleções dedicarem aos toques térmicos, mensagens nostálgicas e looks acolhedores a devida atenção.

Um dos materiais que melhor vai cumprir esta função é a sherpa, seguindo a tendência dos looks inspirados na neve que vão influenciar bastante a fisionomia dos casacos na estação. Seu grande argumento é conversão do glamour da pele, em uma leitura mais streetwear, com a mensagem mais óbvia de uma proveniência sintética. E claro, aquele apelo sentimental dos teddy bears, ao qual são similares no toque e textura.

Desta vez o material vai sublimar a função de forro e as breves aparições em golas e lapelas, e criar formas contrastantes nas mangas, recortes de bolso, e mesmo recobrir grandes áreas externas dos casacos. Do formato essencial ao biker, passando pelos novos contornos com mangas circulares, casacos estilo quebra vento, até chegar nos desenhos utilitários, o material está presente tanto nas coleções femininas quanto masculinas.

Além do seu tom natural, a sherpa também pode ser camuflada aos tingimentos black e índigo na estação, passando pelo beneficiamento junto à peça. A força do material é tão forte na estação, que vai motivar interferências como criação de texturas parecidas com ele partindo direto no denim, por perfurações e devorês criados a laser, chegando ao  visual felpudo a que chamamos “denim fur”.

Além da pele sintética que foi tão popular nos anos 80 e 90, e da pele feita do denim desfiado; o veludo cotelê terá seu retorno triunfal após décadas de esquecimento — especialmente nos tons caramelo e marfim. O material aparece tanto em diálogos de peças separadas, quanto nos patches de jaquetas estilo squared.

A reviravolta dos materiais tradicionais de forros aplicados no lado externo dos casacos vai invadir também a tendência athleisure, jogando para o mercado com muita sutileza a combinação do denim com tecidos em forma de tela, lembrando o interior dos casacos windbreakers, em confiantes aparições contrastes entre o material e a lavagem do denim grafite.

 

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 11 2408-3282 e (11) 95735-1102.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora