Tecelagens de Taiwan anunciam saga decorativa para denim sustentável

Aquele tecido decorativo, elaborado e embelezado por rica textura dificilmente é associado a uma construção ecológica. Por isto, logo que o eco da sustentabilidade tornou-se mais forte no segmento denim, o setor reagiu com tecidos leves e casuais. Porém, tudo indica que a reação a esta trend tão informal, que já tomou rumos tecnológicos e esportivos, tende a evoluir fortemente também para os caminhos do luxo e da exclusividade.

Esta foi uma das tendências que se pronunciaram sutilmente na mais recente edição da Kingpins Amsterdam, que agrupou os lançamentos referenciais para o Verão 2021. E por sutileza, entenda-se uma estética que inicia sua trajetória no ciclo da moda – mas tende a ganhar importância. A delegação de Taiwan foi a que reuniu os expositores que mais se destacaram nesse caminho.

No estande das companhias Taiwan Eco Textiles, Tayuan, W Denim e Absolute Denim, diversos tecidos ecológicos com construções elaboradas, simulando visual de jacquard, formando volumes por rugas, interpretando as riscas de giz pela lógica do frayed, e propondo padrões geométricos formados por pespontos diamante ganharam notabilidade. Tudo muito possível de se fazer, tudo muito industrial, mas com um fundo eco-friendly extremamente consistente.

Situada em uma localização que vem ganhando atenção crescente por parte do mercado da moda internacional, Taiwan emerge como um ator internacional na indústria global de têxteis e vestuário e está desenvolvendo tecnologia de ponta para agradar a fantasia dos mercados dos EUA e da Europa Ocidental. A abordagem do governo de promover indústrias têxteis de pequena e média escala e programas de apoio generosos da União Europeia fizeram da sua indústria têxtil, um lucrativo mercado manufatureiro.

E todo esse apoio vem se refletindo nas companhias de Taiwan, que vem ganhando visibilidade mundial em feiras renomadas do segmento, como a própria Kingpins. Roupas funcionais, tecidos reciclados a partir de garrafas pet separadas por máquinas de classificação óptica, produções de tecidos com redução de 30 a 40% na emissão de carbono além de tramas inodoras com uso de grãos de café moídos constam na lista de pioneirismos têxteis do país. Foi também desta nação insular, que vieram idéias como o tecido de pedra jade, capaz de manter o corpo seco e fresco mesmo sob sol escaldante.

Mas é nas alterações da superfície do denim propostas pelas tecelagens de Taiwan, que encontramos as maiores inspirações para romper definitivamente aquele velho bloqueio que o tecido ecológico, é feio de sem graça. Definitivamente, ele está inclinado a sair dos rolos e tomar caminhos cada vez mais decorativos.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 11 2408-3282 e (11) 95735-1102.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora