Tóquio inspira desafios aos códigos do vestir

A síntese da palavra diferenciação, em seu sentido mais pleno. É na moda de rua de Tóquio que vamos encontrar a inspiração mais promissora, para quem quer investir no look desconexo. Aquela formação que fere os códigos do vestir – e por isso mesmo é interessante. Se atualmente ela está emergindo como um grande tópico global, nos arredores da semana de moda de Tóquio, ela sempre foi. Então vamos às descrições, que não vão deixar por menos nos quesitos criatividade e ineditismo. Levando em conta, claro, peças e formações que possam ser convertidas para o contexto nacional, e para o universo denim.

Uma das tendências que promete influenciar o segmento, é o sneaker plataforma preto. Pois se afinal, o sneaker branco virou mania global, pelas ruas da capital do Japão ganhou sua variação – com a dramaticidade das pantalonas. Além disso, o centro de moda onde predominam os olhinhos puxados, nos mostra o quanto é irreverente investir em tecidos tecnológicos com coragem e convicção. E do mesclado à combos fluo com visual de basquete, temos transparências que parecem plástico – ou melhor dizendo; de fato são!

O outerwear da capital traz também ricas referências para quem busca formar um sketchbook. Trench-coats amarrados na cintura com estrutura de cargo exploram formas comerciais já consagradas pelo consumidor, como bons investimentos de moda. E pela variação de cores e materiais luminosos, plastificados e metalizados, agregam ao look streetwear uma proposta futurista. As pantalonas exageradas e estampadas que foram numerosas no look jeans, ficariam muito bem com rasteiras, moda praia e cabelos soltos na beira do mar. Os macacões longos, vestidos como calças para visualização do top, são um styling perfeito para jogar atitude nos lookbooks. A estampa digital com efeito de outdoor em jaquetas aviador, é tão cativante quanto uma t-shirt com a cara de um ídolo da mídia. Fendas, jogam fashionismo até nos looks jeanswear dos pequenos. Casacos puffer somam ao visual esporte, falas de glamour em tons de desempenho.

Não é natural encontrar uma coordenação reunindo em um look xadrez, florais e geometria. Logo, tal alquimia interessa para a moda de rua especialmente quando pontuada com jeans. Não é correto vestir uma calça posicionando a bainha em diferentes comprimentos – logo temos um achado para o styling ao fazê-lo. Não faz sentido vestir sobre um jeans uma camada a mais de entrepernas, com o único propósito de simular o desenho de um short. Afinal, seria mais fácil vestir o short, é verdade. Mas não seria, de forma alguma, tão irreverente. E se existe um consenso no comportamento do consumidor atual, é de que o imaginário coletivo está ávido por se desafiar em qualquer geração. Seja através da atitude, seja através da roupa. Deixamos nossos leitores com uma amostra do quanto os japoneses são bem sucedidos nesse sentido.

Fonte: Vivian David | Foto: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora