Um mix de shapes e lavagens super democráticas para a estação

A diversidade na moda não dita mais regras pré-estabelecidas – tendências que temos visto em temporadas anteriores podem ou não seguir por outras estações, ou ainda podem ser modificadas, renovadas ou incorporadas em outros looks e estilos. Em meio à todas essas modificações vamos abordar aqui um resumo do que vamos encontrar no Inverno 2018 em shapes, peças, lavagens e detalhes mais recorrentes para a estação.

Shapes

Sempre em primeiro lugar, nesta estação e nas próximas também, invista nas croppeds, sejam elas skinnies, pantacourts, pantalonas, retas, com referências esportivas, streetwear ou com um quê de alfaiataria.

O interessante é mesclar diferentes modelagens, até fits opostos que agradam qualquer público-alvo, onde entram desde os shapes retos ou maxipantalonas até as super skinnies com alto power.

Destacamos ainda uma seleção de flares (que as brasileiras amam porque alongam a silhueta) e cropped flares que vem ganhando cada vez mais espaço entre as consumidoras. Entre as flares temos exemplos de bocas menores, chegando quase em uma bootcut ou de aberturas maiores, quase uma pantalona com recortes, bolsinhos e abotoamento frontal. Há opções ainda de modelos bem justos na perna, com alto power ou com cintura mais alta e costuras marcadas ou aberturas enviesadas e assimétricas. A cropped flare pode vir com estampas a laser, mistura de lavagens, em comprimentos logo acima do joelho ou com barras mais curtas. Moderninhas ou no estilo alfaitaria, bem clean e em tons escuros, elas passeiam em qualquer ocasião.

Tecidos leves X tecidos encorpados

O liocel está cada vez mais presente em camisas, tops cropped, vestidos, saias e casacos. Mas os artigos mais pesados e rústicos também têm seu espaço principalmente em modelos que ganham muitos destroyers e o retorno ao início da história do denim vintage.

Saias

Novas modelagens revelam saias que saem da praia e frequentam diferentes locais – do dia-a-dia ao compromisso noturno. Destaque para o shape lápis em comprimentos variados e estilos que passeiam do sexy ao casual com detalhes como fendas, barras assimétricas e zíperes. As saias evasês continuam em alta, ora mais limpas em tecidos leves, ora com bordados ou ilhoses. Minissaias para toda as idades: para os jovens em looks descolados aliando conforto e efeitos used e opções sofisticadas com brilhos, strass, pedrinhas, tudo colocado na medida exata, sem exageros. Esilo rocker também surge entre os modelos com ilhoses, black denim e manchas. Babados invadem diferentes peças, inclusive as saias em vários comprimentos.

Outerwear

O que seria dos looks sem os outerwears? Muito mais do que aquecer, eles garantem diferentes visuais como uma terceira peça modificando completamente a produção. Destacamos aqui as jaquetas, principalmente os modelos que ganham bordados nas costas. O shape trucker surge alongado e com lavagens inusitadas que vão do delavê ao bruto. Golas de pelos e aplicações de ilhoses fazem sucesso nas peças, assim como os efeitos useds. Elas ainda ganham mistura de tecidos, como por exemplo, mangas em lã estampada. O mix de estilos revela brilhos, destroyers e o aspecto utilitário. Seguindo um estilo mais romântico, há jaquetas com golas arredondadas e babados. Já o patchwork conquistado em lavanderia mescla diferentes tonalidades.

Barras

Sempre muito bem trabalhadas valorizam a parte de baixo das calças e até algumas saias e shorts. Aqui entram muitos desfiados, rasgos exagerados, desconstruções, fendas e comprimentos desiguais com a parte de trás mais comprida. Aplicações de fitas ou ilhoses, efeitos tie dye ou dip dye também podem ser encontrados nas barras.

Looks totais no denim

As produções all denim continuam em alta mesclando lavagens diferentes ou até peças no raw, super limpas em conjuntinhos mais ´sóbrios e sofisticados. O mix jaquetas, camisas ou coletes juntamente com calças foram os mais vistos na temporada.

Lavanderia

Uma infinidade de opções passeiam entre o destroyer bem agressivo em pontos localizados com rasgos, navalhados, puídos, cerzidos, manchas, bigodes em 3D e amassados. O black denim ganha aspecto resinado na tendência motocycle e novos azuis vem surgindo, muito mais vivos e com tramas limpas.

Os patchs tanto os conquistados em lavanderia com reservas de cor quanto os aplicados formam lindos desenhos geométricos valorizando os modelos. Tampões com fundos estampados ou em outras tonalidades também fazem sucesso. Efeitos com respingos de tinta, dip dye e tie dye surgem com novas cores. Há espaço ainda para os amarelados e manchas de sujinho no tom marrom.

Os azuis iluminados e vivos ganham força juntamente com esbranquiçados e beneficiamentos como bigodes, amassados e riscos. Contrastes de tons se fazem presentes em azuis profundos ou em sobretingimentos no blue black. Estampas à laser revelam florais, folhagens, listras ou motivos geométricos.

Tanto no segmento masculino quanto no feminino as interferências surgem em pontos localizados, discretos ou com toques hand made, bem artesanal.

Bordados

Sempre muito utilizados eles ganham novos aspectos e vêm direcionados à cada consumidor e seu estilo. Dos florais aos desenhos lúdicos, passando pelo street com frases de efeito, eles são utilizados no mercado infantil e adulto.

Militarismo

Novas cores renovam os camuflados, mas ainda persistem o verde militar em novas peças e com novas construções. Elementos como martingales e abotoamento agregam valor e diferenciam os modelos.

Camisaria masculina

Diretamente dos anos 90 as camisas oscilam entre o aspecto clean e minimalista, sem bolsos e o conceito street e grunge com xadrezes ou efeitos useds. Entre os detalhes surgem fechos que dispensam abotoamentos, formas retas e efeitos como respingos, pontos de luz, costas trabalhadas, bainhas desfiadas, e beneficiamento splatter.

Detalhes

Além de todas as opções em filigranas e bordados nos bolsos, temos muito trabalho de cós, principalmente interno, além de modelos que ganham laçadas ou ilhoses em diferentes áreas do denim. Recortes anatômicos e costuras marcadas também diferenciam as peças. Aviamentos mesclam-se em diferentes banhos e formatos, patches e bordados seguem referências para todos os tipos e gostos.

FONTE: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora