Visual upcycle influencia design de superfície

Em toda história da moda o denim sempre buscou seus caminhos para ampliar sua aplicação. Um dos mais recentes e importantes marcos que tivemos nesse sentido foi o laser e sua capacidade de reprodutibilidade. Lado a lado com essa evolução, estamos vivendo uma nova visão de mercado ligada à exclusividade e ao orgulho pela roupa reaproveitada. Parecem direções opostas, mas elas já vinham inspirando uma a outra no segmento jeanswear. Especialmente no design que simulava o patche. Mas no verão 2020, tudo indica que teremos uma imersão ainda maior entre estas duas influências. O denim vai trazer aspectos que lembram o visual upcycle, diluído nos padrões repetidos do seu próprio design de superfície. E a roupa com visual remendado, vai deixar ainda mais evidente, sua origem anterior em outra construção.

E como isso vai constar? Nas peças que vão apostar no look upcycle, os retalhos de tecidos vão sublinhar assimetrias, diferenças de sentidos para listrados riscas de giz, e mesmo junções entre diferentes tingimentos. Nada de tom sobre tom harmônico e suave – teremos distinções óbvias entre lavagens e tipos de tecidos. Nessas peças, a alfaiataria antiguinha, a bata com manga japonesa e principalmente o corte quimono serão destaques anunciados. E vale ressaltar, que não serão apenas as peças únicas e as áreas superiores da composição as bases destas influências. O jeans também será quebrado por blocos de tingimentos e cores, podendo formar looks total upcycle – da cabeça aos pés.

E a adaptação por essa busca orgulhosa por uma produção eco-styled (e por que não usar esta expressão) estará ofertada também na leitura subliminar dos desenhos das estampas corridas. O design geométrico será o principal formato dessa solução, que poderá trazer padrões marcados não apenas pela diferença de tons, mas também pelos devorês. Losangos, desenhos estilo pixels, listrados, pied de poule reformulados – e tudo o mais que falar de geometria. No denim, estes padrões vão constar nas estampas de rolo, com falas de texturas e perfume de estilo reaproveitado de brechó. E mesmo trazendo essas informações “sustentáveis” na própria construção do tecido; bolsos com visual remendo, construções partidas e transições de matérias primas com design de rasgos vão acentuar ainda mais esse conceito. Confira.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

  • Ano Novo, material novo

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nossos planos para assinatura de material exclusivo.

Assine Agora