A Santista Jeanswear, em parceria com a LYCRA®, celebrou os 50 anos do jeans no Brasil e os 150 anos de história do artigo, com uma apresentação na última edição da Casa de Criadores (CDC). Intitulado “Tradição e Revolução – os 50 anos do jeans no Brasil”, o desfile reforçou a atemporalidade e versatilidade do denim através de uma viagem no tempo em colaboração com dezoito estilistas brasileiros convidados para reinterpretar uma década da história do denim nacional.
Para resgatar a história do jeans, a Santista realizou um extenso levantamento e pesquisa histórica sobre o comportamento do denim durante o período, e o resultado se manifesta não apenas nos looks, como também nos tecidos, que foram repaginados com as tecnologias atuais, sem perder o DNA do Jeans ao longo das décadas.
Deste modo, todas as produções foram desenvolvidas com artigos Santista de visual único e que reforçam a gama dos Azuis Santista, com novas versões na cor Light Blue e lançamentos em todas as famílias de produto: Eco Blue No Wash, Eco Black No Wash, Frank Light Blue, Gummy Plus, Havena, Ivy, Lady Triblend, Jacob Triblend, New John Light Blue, Noble Galaxy, Norah Light Blue, North Plus, Star Galaxy, Up Black, West Plus. Para contar esta história, a Santista convidou a LYCRA®, sua parceira de longa data, para estar junto em algumas criações.
O desfile contou com looks nada óbvios que trouxeram um olhar renovado para este tecido tão icônico e versátil. Com peças que variaram desde a clássica jaqueta jeans reimaginada com maxi bolsos e tiras penduradas dando maior movimento à peça, até um conjunto de patchwork com direito à cabeça de coelho e grande variação de tons de azul, a celebração dos 50 anos do jeans no Brasil mostrou que devemos sentir orgulho do passado e entusiasmo com as novas possibilidades que o futuro da moda nacional nos guarda.
Sueli Pereira, Gerente de Comunicação da Santista Jeanswear (foto em destaque), fechou o evento radiante com o incrível desfile que marcou décadas das quais a Santista Jeanswear teceu, em seus 50 anos de história, o denim no Brasil. Muito orgulho do nosso denim nacional!
Confira abaixo as marcas/estilistas que utilizaram artigos da Santista Jeanswear em cada uma das décadas:
Década de 70:
LIGA LAAB (LOURRANI BAAS) – usa os artigos First Denim 80s / Frank / Frank Light Blue
Jorge Feitosa – usa os artigos First Denim 80s / Frank / Frank Light Blue
Década de 80:
NotEqual – usa os artigos Blackout Stretch / Upblack;
SHITSUREI – usou o artigo: First Denim 80s;
Ken-ga – usa os artigos: Up / Slime Light Blue
NALIMO – usa os artigos: Kim / Taylor Triblend PT
Década de 90:
Felipe Fanaia – usou o artigo: First Denim 80s;
VOLAT – usou o artigo Slime Light Blue;
SHERIDA – usa os artigos: Blackout stretch / Queen triblend
Anos 2000
Pedro Lacerda – usou o artigo Jacob Triblend / Ray / Slime light blue;
Estúdio Traça – usou o artigo: First Denim 80s;
Carlos Castro – usa o artigo: North
Década de 2010
Projeto Mottainai – usa os artigos Taylor Lazuli Triblend / Queen Triblend;
UMS 458-LL – usou o artigo: First Denim 80s;
Leandro Castro – usa o artigo: Resíduos
Década de 2020
Sillas Filgueira – usa os artigos: Ray / White Denim Up
Studio Ellias Kalleb – usa os artigos: Blackout Stretch / Slime Light Blue
Dario Mittmann – usa os artigos: Legend Tri Blend / FRANK / SCAPE
Fonte: Ana Gimonski | Foto: AGFOTOSITE