A coleção mais recente de menswear da Fendi teve seu desfile em um local um pouco inusitado: a nova fábrica eco-friendly da marca localizada numa bucólica encosta da Toscana ao norte de Florença. Para finalizar a apresentação, Silvia Fendi celebrou com centenas de trabalhadores fazendo uma enorme reverência em conjunto.

As peças misturaram de forma genial o vestuário de trabalho de luxo com artesanato e trocadilhos visuais, revelando uma coleção baseada na maquinaria e nas competências artesanais presentes na fábrica.
Após o desfile, Silvia explicou que “hoje em dia, há um grande desejo de maior transparência, por isso, trazer as pessoas para dentro da nossa fábrica para verem como as coisas são feitas e quais os materiais que usamos pareceu-me muito acertado”.
Casacos de trabalho em linho fino e clusters em pele crua deram início a apresentação, que se estendeu por uma passarela entre as máquinas de costura e tecnologia CAD/CAM para microcorte de couro. Os looks foram complementados por bolsas de couro resistente, maletas ou aventais.
A estilista utilizou vários trocadilhos visuais inteligentes que variaram desde bolsas de couro para transportar quatro xícaras de café recicláveis até um casaco de Vison com as mesmas riscas bege e brancas presentes em um cluster tricotado em pele.
A coleção conta também com diversas camisas ou kurtas em algodão às riscas ou em popeline mate, a mid-skin; acabadas sem mangas; com golas em forma de asa. E ainda que a grande inspiração da coleção seja o workwear, as camisas de seda com estampados de martelos, chaves inglesas, chaves de fendas e alicates são ótimas opções de looks de festa. Entretanto, o foco do comercial foram os casacos camisa em pele de bezerro extremamente macia, blazers de rena cosidos em sela ou um brilhante caftan de camurça com as medidas exatas de uma amostra padrão impressas.
A fábrica é repleta de jardins interiores, garantindo luz natural e belas paisagens para os trabalhadores, além de um jardim com olivais e plantas perfumadas instalado no topo da fábrica a fim de se misturar com o ambiente e conservar a energia.
Recentemente, Serge Brunschwig, diretor executivo da Fendi, aceitou oficialmente a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Platinum para a fábrica, um notável Imprimatur ambiental.
A fábrica conta com aproximadamente 14 mil metros quadrados e foi planejada pelo estúdio de arquitetura milanês Piuarch, em colaboração com o paisagista Antonio Perazzi. O local reafirma o compromisso da LVMH, o imenso conglomerado de luxo responsável pela Fendi, em aprofundar as suas raízes italianas.
“Esta será a nossa fábrica principal na Itália. O centro de produção da Fendi para bolsas, artigos de couro e desenvolvimento de produtos. É uma declaração importante do quanto acreditamos na Itália”, ressaltou Brunschwig, diretor executivo da Fendi que vive em Roma, onde a marca nasceu e possui a sua sede.
Esta fábrica de Capannuccia é a primeira de artigos de couro do setor do luxo a receber a certificação LEED Platinum, obtendo notavelmente a pontuação máxima de 110.
Carlo Capasa, presidente da Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI), comentou: “penso que se vamos trabalhar em uma fábrica, esta tem que ser aquela que sonhamos em estar”.
Fonte: Redação | Foto: Divulgação.