Quem acompanha a história do jeans, sabe da importância do estilista François Girbaud que com sua esposa Marithé Bachellerie, criaram a grife francesa Marithé+François Girbaud, sendo também os responsáveis pela invenção do denim lavado em 1976, chamado de Stonewash – técnica que envolve a centrifugação do jeans com água e pedra pomes.
François desenvolveu o jeans stretch mesclando fibras elastizadas com o algodão, além do jeans baggy em 1977 que ficou famoso nos EUA como Cargo Baggy.
Sempre em busca de inovação dentro da cadeia do denim e muita tecnologia, a marca foi a primeira a utilizar o corte a laser e a realizar a montagem de peças sem costura. Tudo isso para experimentar novas maneiras de produzir um jeans mais sustentável.
O mundo do denim se desenvolveu muito através de todo o legado onde entram peças arquitetônicas, construções vanguardistas, texturas, assimetrias e desenvolvimento de novas técnicas, em produtos diferenciados e sustentáveis.
A grife Marithé+François Girbaud, está sempre se reinventando, com muita história para contar e novos produtos com foco no techwear e no sportswear.
François Girbaud é um dos grandes mestres do Denim, já participou dos principais eventos pelo mundo e, em 2019 esteve presente no Denim Meeting São Paulo, evento promovido pelo Guia Jeanswear contando sua trajetória, inclusive os detalhes e novidades sobre uma lavanderia que possa causar menos impacto ao meio ambiente. Ele, que no início, utilizava processos mais agressivos, colaborou para a criação de um antídoto através de beneficiamentos sustentáveis.
Mas como começou essa história dentro do segmento jeanswear?
A marca teve início em 1972, mas já na década de 60, François e Marithé se divertiam lavando os próprios jeans (peças da Wrangler) e seguiram na missão de inserir o artigo na Europa, já que fazia muito sucesso somente nos EUA. Por conta disso, eles reformularam o shape, ajustando na altura do bumbum e dos quadris e adaptando para homens e mulheres. O casal considera-se artista em busca do melhor produto, qualidade do material e suas funcionalidades em novas estéticas. Eles pesquisam e experimentam até que esteja perfeito. Não é uma moda fast fashion, não é sobre tendências, é um jeans de “cientistas”.
A marca conquistou seu auge nos anos 80, vestindo celebridades e apresentando campanhas provocativas, feitas para refletir. Nos anos 90 tornou-se referência em moda de rua, o tão famoso streetwear. Atualmente, o principal desafio da grife é chegar a um público mais jovem, que procura produtos de qualidade, durabilidade e diferenciação.
“Se o jeans ainda é um item básico no guarda-roupa de todo mundo, isso significa que nenhuma outra peça de roupa a substitui em termos de sua função e valor cultural”, afirma François Girbaud
Em entrevista exclusiva ao Guia Jeanswear, François Girbaud fala sobre esse legado juntamente com os 150 anos do jeanswear no mundo e sua importância dentro do mercado de moda e principalmente através da responsabilidade ambiental.
Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação