Com uma imensidão de adeptos de todas as nações e ilhas de estilo, o jeans deve se empenhar em retribuir tamanha “fidelidade”.
Uma boa maneira é mandar uma mensagem que fale a mesma língua de seu público: uma espécie de “dedicatória”, guardada no bolso com muita estima e devidamente abotoado por uma caprichada lapela.
Marcas como Rock Revival, 1921 e Affliction dedicaram bolsos com lapelas pontiagudas, cerzidos imperfeitos, puídos e aplicações de taxas com muita irreverência, para roqueiros, rebeldes, punks e outros “simpatizantes da desordem”.
Já para os nostálgicos as coleções da Guess e Firetrap dedicaram peças com apelo vintage e bolsos com lapelas em formato tradicional.
Para uma urbanidade suave e despojada a Bus Wear oferece lapelas fingidas forradas em tricoline floral (com o forro à mostra) dedicando conforto e capricho para seu público.
As lapelas em formatos redondos e “mimosos” da marca Blend são dedicatórias amáveis direcionadas ao público vaidoso e o romántico.
Aos clássicos, a Mustang oferece lapelas com formas retas e quebradas, em lavagens brutas.
Para adeptos convictos do streetwear, os modelos cargo trazem lapelas “amassadas” e “poluídas” com pespontos ou taxas.
Para “urbanos, fashionistas e amantes do jeanswear em geral” marcas como Guess e SixValves apostam em formatos que sugerem a desconstrução, pespontos e misturas de aviamentos que resultam em dedicatórias criativas e atuais.
VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR