A respeitada revista alemã Sportswear realizou em Berlim, na véspera do início da Bread&Butter, no dia 18.01, realizou a primeira conferência internacional dedicada à indústria de denim, que reuniu uma série de especialistas em jeanswear.
O presidente Klaus N. Hang, editor da Sportswear International, abriu o evento com a apresentação de Karl-Heinz Müller, presidente da BBB, e proprietário da loja com sede em Berlim 14oz. Karl-Heinz resumiu a história da feira, que irá comemorar seu 10 º aniversário em julho. O presidente explicou que a feira tem se desenvolvido muito desde sua criação, em 2001, em Colônia. O evento também passou por Barcelona até voltar a Berlim. “Nunca ficamos parados. Para nós, este é apenas o começo”, afirmou. “Nem sempre foi fácil, mas conseguimos e estamos felizes por estarem aqui. Espero permanecer em Berlim durante muitos anos, finalizou Karl-Heinz.
Sabine Kühnl, editora-chefe da Sportswear International, apresentou algumas das iniciativas mais recentes e futuras das publicações da revista, como a terceira edição do Bíblia do Denim, e uma prévia do próximo lançamento que é Sportswear InternationaI IPAD.
Na sequência, as consultoras Amy Leverton e Jó Helena do portal Stylesight apresentaram tendências jeanswear para as próximas estações, incluindo comportamento de novas tribos. Logo após, diretamente do Reino Unido, o denim Hunter Leon Keyworth deu um insight sobre seu trabalho, que se resume na pesquisa e investigação de como estudar profundamente os verdadeiros jeans envelhecidos com o tempo, ou seja como ficaria um uma peça em índigo enterrada há tempos, ou ainda outra peça que estaria sob uma pilha de pedras por anos tudo isso para desenvolver novas tendências jeanswear e inspirar a sua longa lista de clientes.
A geração Z, ou a chamada geração do Facebook, foi a temática apresentada por Axel Dammler, CEO da Iconkids & International Youth Research GmbH. Dammler falou sobre o essencial por trás das mídias sociais, que segundo ele está cativando a nova geração de consumidores de jeans. Shubhankar da G-Star Raw seguiu explicando a própria evolução da marca holandesa, em termos de produto e estratégias de marketing, que investe para próxima campanha no cineasta Anton Corbijn, na atriz Gemma Arterton e em Magnus Carlsen, campeão de xadrez.
O primeiro debate do evento tratou do tema controverso de Lavagem à Laser e contou com a participação de Jason Denham (Denham), Nigel Cabourn (Nigel Cabourn), Francois Girbaud (M + F Girbaud), Enrique Silla (Jeanologia) e Michael Silver (SilverJeans).
O consenso geral foi perfeitamente resumido por Silla: “Para se lavar uma calça jeans, você precisa de pelo menos centenas de litros de água e 150 gramas de substâncias químicas. Nós todos temos que reduzir este desperdício pela metade, e usar os tratamentos à laser é o caminho para isso. A substituição pela técnica à laser pode trazer uma mudança significativa, embora nem todos os palestrantes concordassem que o novo processo teria apenas vantagens.
Maurizio Donadi, vice-presidente da Levis, ofereceu um resumo de como obter o retorno da marca para cool, afirmando que o objetivo da Levis não é ser lançadora de tendências, mas sim propor produtos de alta qualidade com ótimo caimento e conforto.
Para prosseguir com a rodada de discussões, a indústria ícone Miles Gray falou sobre sua carreira de desenvolvimento de marcas de moda, como as famosas Pepe Jeans e Ben Sherman, e sua atual posição como presidente da gravadora britânica Monkee Genes.
Já o empresário Lapo Elkann e o perito em denim Leopoldo Durante apresentaram a marca Care Label. “Denim é um produto sério, especialmente quando feito com a habilidade italiana, que é única e enorme”, confessou Elkann. “Nós não mostramos logos em nosso jeans, uma vez que é o consumidor que personaliza e torna único por desgastá-lo”, acrescentou Durante.
A segunda mesa-redonda realizada durante a tarde focou a questão dos preços galopantes do algodão. O evento reuniu Augusto Romano (MeltinPot), Marco Lucietti (Isko), Gurlperi Erkanli (Bossa), Alberto Candiani (TRC), Panos Sofianos (Denim Vale por Tejidos Royo), e Andy Dunkley (Lee Cooper). A maioria dos participantes concordou que é imprescindível aumentar os preços e compensar isso, oferecendo produtos de maior valor e tendo constante incentivo à inovação.
Para finalizar a série de painéis de discussão do Denim Day, uma bate-papo sobre como conquistar o consumidor jeanswear de hoje. Reuniram-se no sofá: Donna Ida de Londres da grife Donna Ida, Hakan Srom (Cheap Monday), Dieter Jacobfeuerborn (Wrangler), Sonei Nish (Pepe Jeans), Patrick Kraaijeveld (G-Star) e Evelyn Hammerström,(varejista alemã da Jades).
Em comum a todos os palestrantes foi a sensibilização e competência de consumo significativo. “Nossos clientes são frequentemente mais bem informados sobre denim do que nós, por isso não devemos ser complacentes”, observaram :Donna Ida e Evelyn Hammerström.
SPORTSWEAR | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR